Ministro Paulo Guedes articula para tentar aprovar novo imposto

16/09/2020 às 06:30


Imagem noticia-detalhe

Cada vez mais enfraquecido no governo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita, agora, que conseguirá levar adiante a proposta de recriação da CPMF, travestida de imposto sobre transações eletrônicas. Ele ainda não combinou o jogo com o presidente Bolsonaro, mas crê que tem bons argumentos para oferecer em troca.

Em busca de apoio à nova CPMF, Guedes quer negociar com Bolsonaro a isenção de impostos para igrejas — mesmo não concordando, o presidente vetou um perdão de quase R$ 1 bilhão a templos religiosos — e medidas populares, como a redução do imposto sobre fogão, geladeira e máquina de lavar, a chamada linha branca.

Para obter o aval dos empresariado, o ministro proporá isenção de tributo sobre na folha de salários para quem ganha até um mínimo. Não custa lembrar que o presidente vetou a extensão da desoneração da folha de salários até 2021 para 17 setores. Há uma pressão no Congresso para a derrubada do veto, mas o Palácio do Planalto está segurando a votação.

Resistência no Congresso
Apesar da disposição de Guedes de ir para o ataque, há gente na equipe econômica que vê muita dificuldade para levar adiante a proposta de criação de um tributo com ampla abrangência. No Congresso, a maior resistência à nova CPMF está no presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Mas o ministro da Economia diz que a presidência de Maia está com os dias contados.

Fonte: Estado de Minas
 

2 respostas para “Ministro Paulo Guedes articula para tentar aprovar novo imposto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
banners_footer Mais cabelo Março 2024 Mais cabelo Março 2024