11 estados podem ter surto de dengue este ano, alerta Ministério da Saúde
Rio de Janeiro, Espírito Santo e os nove estados nordestinos podem ter surto de dengue a partir do próximo mês de março, informou o Ministério da Saúde.
A pasta já havia divulgado no último dia 10 um comunicado alertando para o fato de que o verão é a época ser mais propícia à proliferação do Aedes aegypti, devido às chuvas, e assim também é o período com maior risco de infecção pelas doenças transmitidas por esse mosquito".
No ano passado, foram registrados 1.544.987 casos de dengue e 782 mortes no país, sendo os estados com maior número de infectados São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Os números de 2019 representam um aumento de 488% quando comparado ao ano anterior, que foi considerado atípico.
De acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, em entrevista ao G1, essa redução de casos em 2018 se deu porque no período circulou o mesmo sorotipo do vírus da doença e os surtos ocorrem quando muda a circulação do tipo de vírus. Isso porque uma vez que uma pessoa é infectada por um sorotipo específico da doença, fica imune a ele, só podendo ser contaminada por outro tipo.