Por determinação do Prefeito Taveira, a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim retomou nesta quarta-feira, 12, a realização de cirurgias eletivas que estavam suspensas desde o início da pandemia, por determinação do Ministério da Saúde, para que os estados e municípios conseguissem conter e administrar a demanda proveniente da Covid-19.
O Hospital Maternidade Divino Amor já abriu a agenda para cirurgia geral, viabilizando a realização de quatro procedimentos por dia. Para atender a demanda das mulheres do município, a prefeitura vem investindo tanto em exames, como em aparelhagem e equipamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Desde agosto, uma unidade móvel vem percorrendo vários bairros para oferecer exames gratuitos de mamografia. A ação é contínua e será permanente. Além disso, UBS acabaram de receber 35 macas ginecológicas e diversos insumos. As operações serão intensificadas e até o final do ano deverão ser realizadas mais de 130 cirurgias em procedimentos como mioma, histerectomia, hérnia, varizes, vesícula, nódulos mamários e outras.