Rosas di Maria 2
Entrevista: Blog entrevista Fernando Freitas
politica

Entrevista: Blog entrevista Fernando Freitas

Entrevista de hoje (19) é com o candidato a prefeito pelo PC do B, Fernando Freiras. 

O que pretende fazer em relação a saúde de Natal?
Fortalecer a atenção básica através de concurso público para complementar as equipes de saúde da família existentes e aumentar em mais 60 a quantidade de equipes SF. Iremos construir uma nova UPA na zona norte e uma outra na zona oeste. Digitalizar todo o sistema de saúde, criar um aplicativo em que o usuário do SUS poderá marcar e acompanhar suas consultas, exames e demais procedimentos em tempo real. Os prontuários serão feitos pelos médicos também através desse aplicativo.  A prefeitura vai ter um instrumento nas mãos para fazer o mapeamento das endemias, epidemias, das arbovirus, das viroses, de toda a situação da saúde da população. Terá o controle por família, por rua, por comunidade, por bairro, facilitando a elaboração e acompanhamento do plano municipal de saúde pública. Construiremos o hospital de Natal conforme o projeto que já está encaminhado junto ao governo federal. Ampliaremos os cuidados e a atenção à saúde mental através da implantação de novos – Centro de Atendimento Psíquico Social. Será mais um CAPS na zona oeste e outro na zona norte de Natal. Retornaremos com alguns especialistas para as unidades básica de saúde, pois o modelo de regulação e de centralização de atendimentos especializados nas policlínicas, não está funcionando. Principalmente a pediatria, a geriatria e a cardiologia. Por tanto, essas especialidades retornarao para as UBS – Unidades Básicas de Saúde.

Quais suas propostas em relação ao plano diretor?
Reabrir o debate presencial da revisão do Plano Diretor e propor aumentar em 30% o atual adensamento em áreas adjacentes aos  principais corredores de transportes de Natal, e em bairros que já existem condições de infraestrutura básica – água, esgoto, transporte, escolas, postos de saúde, etc. Faremos a regulamentação de 5 ZPAS – Zonas de Proteção Ambiental, que ainda não estão regulamentadas, para  podermos fazer as definições de suas áreas edificantes, estimulando assim, não só o mercado imobiliário, como também, o turismo sustentável. Iremos também regulamentar e desenvolver os planos complementares de infraestrutura básica, planos de drenagem e de pavimentação, os projetos de reurbanização, planos de esgotamento sanitário, limpeza e  reutilização de resíduos sólidos, planos de implantacao de equipamentos essenciais comunitários das AEIS – Áreas Especiais de Interesse Social, onde estão localizadas  as comunidades carentes e onde existem os menores índices de desenvolvimento humano e de habitabilidade do município de Natal.

O que fazer com a orla urbana?
Em Ponta Negra: vamos fazer a conclusão da obra de engorda da faixa de praia; elaboração e execução de projeto de reurbanização da orla, com áreas de esportes, lazer, convivência, quiosques e banheiros padronizados, câmeras de alta definição e central de monitoramento com presença 24 h da Guarda Municipal, estímulo à implantação de parques de estacionamentos nas áreas altas não edificantes da av Roberto Freire e adoção de microônibus circulares gratuitos. Na Via Costeira, Cobrar do governo do estado e Idema a Conclusão do Centro de Convivência e Cultura; Implantação do Programa Viva a Costeira com atividades esportivas e culturais permanentes e semanais. Praia do Meio, Forte e Redinha: elaboração e execução de Projetos de Urbanização e Revitalização da orla com espaços e áreas de lazer, esportes e convivência, com padronização de quiosques e banheiros; Implantação de sistema de câmeras em alta definição com sistema de monitoramento com presença 24 h da Guarda Municipal; regulamentação de ZPAs para liberação de construção de Marina Internacional no estuário do Rio Potengi. Instituir o corredor cultural com incentivo fiscais para Implantação de novos empreendimentos de entretenimento e cultura nos bairros das Rocas, Ribeira e Redinha.

Como o senhor enxerga a educação da Capital?
Estamos muito preocupados com resultado do IDEB publicado recentemente pelo Ministério da Educação com relação a Natal ter a menor nota dentre todas as capitais do Brasil. Então, isso significa que efetivamente a educação básica o ensino fundamental da cidade é de péssima qualidade. Inclusive com índices altíssimos de repetência e de evasão escolar. Também temos o diagnóstico que as vagas de creches da capital só atende a 50% da demanda. Então o que vamos fazer: primeiro, respeitar a legislação do FUNDEB e fazer a implantação imediata do novo piso salarial dos professores ativos e aposentados e pensionistas. Segundo lugar, chamar uma conferência municipal para a elaboração coletiva de um plano de recuperação e modernização da educação básica e do ensino fundamental do município de Natal. Terceiro ampliar os números de creches, e ampliar as creches existentes para dobrarmos em 4 anos a oferta de vagas. Também em 4 anos, nós transformarmos metade de nossas creches, em creche em tempo integral. Além disso, implantar o projeto Escola Digital. Nos seis primeiros meses de mandato fazer um projeto piloto numa escola municipal. Levando tecnologia 4.0 pra escola e pra comunidade que fique no entorno desta. Metodologia pedagógica, estrutura física, internet gratuita, com wi-fi e fibra ótica. Processo de implantação participativo envolvendo toda a comunidade escolar – professores, servidores, alunos e familiares. A família vai ser super importante nesse processo de modernização e de implantação do projeto Escola Digital. Passado a fase do projeto piloto, criaremos um calendário de implantação nas demais escolas municipais da cidade, em parceria com o governo federal, governo estadual, com Instituto Metrópole Digital da UFRN e com a iniciativa privada. Nós vamos buscar fornecedores de tablets, de aplicativos e de software, que entreguem a baixo custo os serviços e os equipamentos. Com uma capacitação continuada e com o envolvimento dos seguimentos citados, faremos uma revolução na educação do município de Natal.

Como pretende trabalhar o turismo?
Nós iremos implantar o Fundo de Desenvolvimento do Turismo, ele já foi criado, mas não está sendo respeitado, pra que o município de Natal tenha recursos regulares na Lei Orçamentária Anual, com o intuito de desenvolver todas as atividades relacionada ao crescimento do turismo. Tanto na parte de promoção, quanto na parte de eventos e vendas de Natal no turismo interno, doméstico, bem como no mercado internacional. Fortalecer o Conselho Municipal de Turismo, criar o Conselho Metropolitano de Turismo, juntamente com os prefeitos e com as secretarias de turismo, com seus operadores; com representantes da rede hoteleira, da rede de restaurantes, da parte de cultura, de lazer e de entretenimento. Para traçarmos um plano de desenvolvimento do turismo da região metropolitana de Natal. Fazer uma integração maior da política de cultura, de esportes e lazer com o turismo. Criar um calendário de eventos nacionais e internacionais com intuito de promover a cidade de Natal no mercado interno e externo do turismo. Incentivar os micro empreendedores da área do turismo, principalmente de entretenimento, bares e restaurantes, com incentivos fiscais e o Programa do Crédito Solidário. Integração total com o desenvolvimento da infraestrutura urbana básica para preservação de nossas belezas naturais. Regulamentação das ZPAS, com definição de áreas que podem ser  utilizadas e  desenvolvidas pra o turismo sustentável. Retomada do projeto da Marina internacional no estuário do rio Potengi. Nós temos muitas belezas naturais, temos áreas lindíssimas de mangues e restingas, de dunas, que precisam ser de forma sustentável melhor exploradas  alimentando a indústria do turismo. Investimentos em sistemas de monitoramento com câmeras de alta definição com a presença permanente e ostensiva da Guarda Municipal para aumentar a segurança também nas áreas turisticas da cidade.   

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Entrevista: Blog entrevista Fernando Freitas"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Urgente: Coronéis revoltados com Governo Fátima; Araújo e Alarico sem condições de continuar

  2. 2

    URGENTE: Jogo do Vasco na Arena das Dunas é cancelado; saiba o motivo

  3. 3

    Dono de loja de celular em Natal é preso por receptação de aparelho roubado

  4. 4

    Cavalos de criador do RN morrem após comer ração contaminada

  5. 5

    [VIDEO] RN Mais Seguro: Comando Vermelho proíbe culto e até futebol em bairro de Natal

banner-facex-mobile.png