O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (6) que foram encontrados fungos, ácaro e até possíveis plantas daninhas nas sementes misteriosas entregues a moradores de 24 estados do país, através de compras pela internet. Até o momento as bactérias e fungos ainda não foram identificados.
O governo afirma que os pacotes "possivelmente" foram enviados de 4 países da Ásia. Moradores do Canadá e Estados Unidos também registraram casos parecidos. A suspeita do governo brasileiro é que seja uma fraude relacionada ao comércio on-line.
Desde agosto, moradores de estados brasileiros relataram estar recebendo pacotes de sementes não solicitadas. Esses produtos chegam, normalmente, junto com compras feitas pela internet.
Segundo o Ministério da Agricultura, até o momento, foram recebidos 258 pacotes de sementes não solicitadas. Os materiais seguem em análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia, referência no assunto, a expectativa é que a análise termina em até 30 dias.
Caso no Rio Grande do Norte:
A moradora de Ceará-Mirim, Cláudia Maria Lopes, foi mais uma a receber um pacote com sementes misteriosas que não comprou. Na última sexta-feira (02), ela entrou em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para relatar mais um caso e entregar o pacote ao órgão. Lembrando que o recomendado é não abrir o pacote e entregá-lo ao (Mapa).
Fonte: com algumas informações do G1.