Na política nacional
- Com a desistência de implantar o Renda Brasil neste ano – por falta de acordo com o Congresso – e o encerramento do auxílio emergencial em janeiro, o governo federal decidiu manter o Bolsa Família como está. A decisão foi tomada após conversas de parlamentares com Paulo Guedes, Luiz Eduardo Ramos e Jair Bolsonaro nos dois últimos dias.
- O ministro Dias Toffoli foi eleito nesta terça-feira (1º) o próximo presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e deve passar a presidir o colegiado durante o ano que vem. Toffoli substituirá a ministra Rosa Weber, que conduziu os trabalhos por um ano.
Na justiça
- O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes adiou o julgamento do habeas corpus que garantiu a prisão domiciliar de Fabrício Queiroz e da mulher, Márcia Aguiar.O pedido começaria a ser julgado na próxima sexta-feira (4) pela Segunda Turma do tribunal em plenário virtual, porém não há data para o tema voltar à pauta.
- Luís Roberto Barroso deu 48 horas para que o governo tome providências para implementar barreiras sanitárias contra a Covid-19 nas terras indígenas Alto do Rio Negro, Enawenê Nawê e Vale do Javari, na Amazônia, segundo o G1.Em decisãovdesta terça (1º), o ministro do STF classificou como “gravíssima” a situação nessas áreas, disse que a população indígena está em situação vulnerável.
Na economia
- O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (1) os primeiros pontos da estratégia "preliminar" para a vacinação da população contra a Covid-19. De acordo com a pasta, o plano será dividido em quatro etapas. A Primeira será a vacinação em idosos, profissionais da saúde e indígenas.
- O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro crescerá 3% em 2021, enquanto o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) aumentará 4,2% no ano que vem, estimou nesta terça-feira (01) a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A entidade ponderou que há preocupações climáticas para as principais safras que podem ajustar a oferta de grãos.
- O socorro do governo federal, destinado a reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus, turbinou o caixa dos municípios em 2020. O alívio, porém, é apenas de curto prazo. Nos próximos anos, os prefeitos terão de endereçar medidas de ajuste fiscal, em especial no gasto com pessoal, para que os serviços públicos não fiquem comprometidos.
No esporte
- O Santos perdeu para a LDU por 1 a 0 na noite desta terça (1º), na Vila Belmiro, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, mas carimbou vaga nas quartas devido ao gol qualificado fora de casa: o Peixe bateu os equatorianos por 2 a 1 na altitude de Quito. O duelo teve confusão no final e só terminou após 22 minutos de acréscimos e muita checagem no VAR
- A justiça da Argentina ordenou nesta terça-feira a realização de operação de busca na casa e no consultório de Agustina Cosachov, a psiquiatra que atendeu o ex-jogador Diego Maradona, que morreu na semana passada. A informação foi confirmada à Agência Efe por fontes ligadas à investigação que apura as causas da morte do lendário camisa 10 da seleção argentina.
No mundo
- A sonda chinesa Chang'e-5, lançada ao espaço no dia 23/11, pousou ontem (1º) com sucesso na superfície da lua para coletar rochas lunares, na primeira operação desse tipo em mais de 40 anos, informou a Agência Espacial da China (CNSA). A expectativa é de que as amostras retornem à Terra ainda neste mês e ajudem os cientistas a entender melhor a história da Lua.
- Um pescador tailandês tirou uma sorte grande e encontrou possivelmente a maior pedra de âmbar cinzento — uma secreção produzida no sistema digestivo das baleias cachalote — do mundo. A substância, muito utilizada na fabricação de perfumes, é considerada "ouro flutuante" A pedra pode ser avaliada em R$ 16,7 milhões.