Apesar de ser uma região marcada pela pobreza e pela falta de recursos, os 47 países que fazem parte da África Subsaariana não estão tendo tantas vidas ceifadas pelo coronavírus quanto o que está ocorrendo em outros países.
Para se ter uma ideia dessa disparidade, enquanto o Brasil registra 185 mil mortes por Covid-19, a Nigéria que tem um número populacional semelhante ao nosso país, possui apenas 1.210 mortes pela doença. Porém, quase não ouvimos falar disso na imprensa internacional.
Quanto a esse fenômeno, vários pesquisadores estão buscando explicações para o número pequeno de óbitos nesses países. A hipótese mais provável é que a população africana por receber, há decadas, tratamentos contra a malária e antiparasitários das organizações humanitárias tenha adquirido algum tipo de resistência ao vírus.
Vale ressaltar que os antiparasitários são medicaentos baratos e que apresentam efeitos colaterais mínimos. No entanto, o que a gente vê é a demonização em cima desses remédios, principalmente por parte dos esquerdopatas.
É por isso que eu sou a favor do uso preventivo de medicamentos como a ivermectina e a cloroquina. Mesmo que você leitor discorde, os números da África são surpreendentes em relação ao resto do mundo.
Ficou curioso? Os dados são da Universidade John Hopkins (EUA) de 17/12/2020.
Confira abaixo uma tabela que mostra o nº de mortos pela Covid-19 nos 20 países africanos mais populosos: