Na Política Nacional
- A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que prevê ampliação de serviços públicos digitais. Proposta prevê o máximo de informatização e regras para divulgação de dados e acesso por parte do público. De acordo com a matéria, os órgãos que emitem atestados, certidões, diplomas e outros documentos com validade legal poderão fazê-lo em meio digital, com assinatura eletrônica para validar.
- O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o governo não tem demonstrado preocupação com o equilíbrio fiscal e o controle com os gastos públicos. Na sua avaliação, o governo está deixando de ser um governo popular para se tornar um governo populista. Segundo Maia, isso se deve à desorganização do Planalto.
Na Economia
- Em novembro, apenas 9,8% das negociações trabalhistas resultaram em aumento real de salário, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Salariômetro, estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) que analisa as relações no mercado de trabalho. Trata-se do nono mês seguido em que o reajuste salarial do brasileiro não obtém ganhos além da reposição da inflação - o último foi fevereiro.
- Saem hoje os dados de novembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em outubro, a economia gerou 394.989 empregos com carteira assinada, o maior registrado na série desde sua criação, em 1992.
No Brasil
- O governo de São Paulo apresenta hoje (23) os resultados da fase 3 dos testes clínicos da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. No evento, deve ser revelado qual foi a eficácia atingida pelo imunizante nos testes finais e responder a perguntas de jornalistas sobre os planos de vacinação.
- Cientistas do Laboratório Nacional de Computação Científica e da UFRJ identificaram uma nova linhagem do SARS-CoV-2, o coronavírus causador da covid-19. A constatação foi obtida a partir do sequenciamento de 180 genomas virais em diferentes municípios do Rio de abril a novembro deste ano. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta terça-feira (22) na página do LNCC no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Na Justiça
- Em liminar deferida na noite desta terça-feira (22), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, substituiu a prisão preventiva do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), pela prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica. Além disso, o prefeito está proibido de manter contato com terceiros; terá que entregar seus telefones, computadores e tablets às autoridades; está proibido de sair de casa sem autorização e proibido de usar telefones.
- A Polícia Federal fez busca e apreensão em Mato Grosso para apurar ameaças a ministro do Supremo. Operação foi autorizada pela Justiça Federal no estado e teve como objetivo obter informações sobre autor de ameaças ao ministro Alexandre de Moraes e às filhas dele.
No Esporte
- O ex-campeão mundial de boxe Arcelino Popó Freitas convidou Whindersson Nunes para uma luta e o youtuber aceitou. Popó ainda provocou o astro da internet ao lembrar que está há três anos parado e que com isso, Nunes poderia ter a chance de acertar um jab nele.