Evento em Natal debaterá o tema “Autismos: leve, moderado e grave”
Acontece entre os dias 13 e 15 de fevereiro na Escola de Governo, o 2° Vivenciar. Com o tema “Autismos: leve, moderado e grave”, o evento busca discutir os diferentes tipos de autismo, suas gravidades e tratamentos.
“Reuniremos os principais nomes que atuam na área no Brasil e Estados Unidos. Queremos tirar dúvidas, por isso, nosso formato é diferenciado. Durante o Vivenciar, a plateia é tão importante quanto os palestrantes convidados, pois ela terá interação total com todos os participantes. Teremos palestras, painéis e bate papo, formatos diferentes e capazes de transmitir muito conteúdo”, explicou a neuropsicóloga Kátia Nogueira, que é presidente do evento.
O autismo é uma palavra, que vem sendo cada vez mais discutida e popularizada no Brasil e traz muitas dúvidas e receios, por parte da população brasileira. O diagnóstico de novos casos provoca a necessidade de inclusão dos pacientes inseridos no Transtorno do Espectro Autista na sociedade, mas tão importante quanto incluir é escutar.
Entre os temas abordados estão o “Diagnóstico e tratamento com evidências”, “Implicações práticas das classificações diagnósticas em autismo”, "Formas naturalísticas e estruturadas de intervenção precoce”, “Currículo de sexualidade para pessoas com TEA”, “Inserção de pessoas com TEA no mercado de trabalho” e “Impacto na vida escolar”.
O grande diferencial do evento será o espaço dado aos autistas durante a programação. Eles subirão ao palco para interagir com o público, bem como com os profissionais convidados. “Convidamos três autistas para conversarem com a plateia. Assim, as pessoas poderão escutar como eles se sentem e como é de fato a vida deles. Sentir o autismo de uma forma real e única”, frisou Kátia Nogueira. A banda brasiliense Goodtime, formada por quatro jovens autistas, será a atração musical do evento.
“É sensacional poder ver um palco dominado por pessoas que antes poderiam nem imaginar do que são capazes. Temos que discutir as diversas interfaces e as evidências científicas na condução dos tratamentos em pessoas portadoras do TEA, mas precisamos também incluí-las, mostrar que são capazes”, finalizou a presidente do evento.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site: verboeventos.com.br/vivenciar. Informações pelos fones 3201 7429, 99634 3774 e pelo email: [email protected].