Em Sessão Virtual, Câmara Municipal de Natal aprova decreto de calamidade
A Câmara Municipal de Natal aprovou na manhã desta terça-feira (31), o Decreto de Estado de Calamidade Pública, encaminhado pelo Executivo Municipal, em razão da pandemia pelo novo Coronavírus (Covid-19). A sessão extraordinária aconteceu com sistema de votação remota.
Durante a sessão, os parlamentares também aprovaram a criação de cargos efetivos para a área da saúde municipal, de modo a reforçar o atendimento à população.
A votação foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB), direto do plenário da Câmara, sem público nas galerias e com número limitado de servidores para apoio operacional, obedecendo recomendação das autoridades de saúde para evitar aglomerações. "Acho que a Câmara sai na frente com uma discussão ampla e madura e participação dos vereadores mesmo fora da Câmara. Hoje aprovamos o decreto, ajudando o município a tomar iniciativas ágeis e autorizamos a nomeação de mais profissionais para que venham a contribuir com essa batalha contra esse novo vírus", disse Paulinho Freire.
Os servidores que participaram da sessão seguiram as normas de prevenção com uso de máscaras e desinfecção com álcool em gel, inclusive nos equipamentos. Além do presidente da Casa, vereador Paulinho Freire, os vereadores Franklin Capistrano (PSB), Felipe Alves (MDB) e Dickson Júnior (PSDB) também participaram de forma presencial e outros 21 parlamentares votaram de forma virtual.
Na próxima quinta-feira (2), os parlamentares voltam a se reunir para votar um novo projeto em regime de urgência, "Teremos um projeto a deliberar sobre a prefeitura usar recursos da merenda escolar para comprar cestas básicas e entregar aos alunos, já que estão com as aulas suspensas. Seguiremos os mesmos moldes da sessão de hoje", revelou o presidente.