Mudanças no atendimento do Hospital João Machado preocupam familiares de pacientes
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta terça-feira (31), uma portaria da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), normatizando o atendimento psiquiátrico, a fim de estabelecer o fluxo de urgência e emergência da atenção a saúde do Rio Grande do Norte.
Segundo a publicação, a partir de agora os pacientes que precisarem de atendimento psiquiátrico de urgência ou emergência deverão ser, primeiro, atendidos nas unidades básicas de saúde ou nas UPAS para, só depois da avaliação de um médico não psiquiatra, caso seja necessária a internação, destinar uma vaga para o paciente em hospital onde, finalmente, um psiquiatra o tratará. Antes da publicação da portaria, os pacientes eram avaliados por psiquiatra sem ter que procurar outros lugares para serem atendidos e, quando era necessária a internação, era o próprio Hospital João Machado que organizava a demanda de leitos psiquiátricos e direcionava os pacientes para o Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes ou os absorvia.
A portaria também deixa claro que só serão atendidos os casos graves regulados e que em caso de superlotação do serviço frente aos outros ou dificuldade de materiais para realizar procedimentos, deve haver, entre os serviços de saúde, permuta de materiais e divisão dos atendimentos de modo a prestar uma melhor assistência e efetivar o papel da rede de atenção à saúde.
A portaria diz que o objetivo é regular a porta de urgência psiquiátrica do Hospital Dr. João Machado.
Representantes de entidades de pessoas com transtornos mentais e familiares estão preocupados com os prejuízos no atendimento psiquiátrico, uma vez que o hospital João Machado é o único de referência no atendimento na região metropolitana. "Como ficarão as UPAS? Os postos de saúde? Esses equipamentos não possuem estrutura, por exemplo, para receber um paciente em crise. Ainda mais agora com essa pandemia de coronavírus. Vai ocasionar em mais superlotação e problemas em abastecimento", destacou uma familiar de paciente atendido no João Machado.
Link da publicação: http://webdisk.diariooficial.rn.gov.br/Jornal/12020-03-31.pdf
Gostou desta notícia?Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!