Prefeitura de Mossoró emite nota e esclarece falta de leitos para atender idosa de Ipanguaçu
A prefeitura de Mossoró através da Secretaria Municipal de Saúde emitiu nesta quarta-feira (6), uma nota esclarecendo que não haviam leitos de UTI disponíveis na cidade para atender para receber uma idosa de 72 anos, natural da cidade de Ipanguaçu, que estava com Covid-19 e foi a Óbito.
Segue nota:
A Secretaria de Saúde de Mossoró informa que foi solicitada, no dia 1 de maio, uma vaga de UTI pelo Município de Ipanguaçu para uma idosa de 72 anos, que foi a óbito no último sábado (02).
No dia do pedido, todos os leitos estavam ocupados. O Hospital São Luiz estava abrindo na cidade e, naquele momento, estava com os leitos regulados para pessoas de Mossoró e Região.
A transferência da paciente não foi possível para o Hospital Regional Tarcisio Maia (HRTM) porque dos 10 leitos de UTI que foram abertos pelo governo do Estado, com ajuda de empresários locais, 7 estavam ocupados e 3 fechados por falta de insumos, de acordo com informações do próprio hospital.
Mossoró, além de gerenciar os leitos por disponibilidade, também gerencia as filas de leitos. Quando, em algum momento, a oferta está menor que a demanda ocorre fila de espera. Em fila de espera a prioridade de atendimento ocorre pela classificação de risco do paciente, como orienta o Ministério da Saúde.
O trabalho da Central de Regulação de Leitos de Mossoró é feito com total lisura, por profissionais capacitados, sérios e comprometidos com a saúde dos oestanos. A SESAP tem pleno conhecimento de todos esses processos de trabalho, inclusive acompanha e monitora de acordo com as políticas regulatórias do Ministério da Saúde.
Gostou desta notícia?Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!