Supremo antecipa eleição e confirma Fux presidente e Rosa vice
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito hoje (25) para a presidência da Corte pelos próximos dois anos. A eleição é feita entre os próprios ministros do tribunal. A ministra Rosa Weber foi eleita vice-presidente do Supremo para o próximo biênio.
A escolha, que geralmente ocorre em agosto, foi adiantada em razão da pandemia. Além disso, vale destacar que o STF vive um momento de "crise" por conta do inquérito em andamento sobre as fakenews, que levou recentemente apoiadores do presidente Bolsonaro para a prisão.
Fux foi eleito com 10 votos favoráveis e um contrário – é comum que o ministro que assumirá a presidência vote em seu vice. Ele assume em 10 de setembro, no lugar do ministro Dias Toffoli.
As eleições no Supremo são protocolares. O STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio baseado no critério de antiguidade. É eleito o ministro mais antigo que ainda não presidiu o STF.
Com informações do g1.com
Gostou desta notícia?Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!