Pandemia de coronavírus reduz em quase 50% casos de gripe no país
Segundo os dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, foram registrados 1.584 casos de síndrome respiratória aguda grave por influenza esse ano. Esse número é 47% menor do que o do mesmo período do ano passado, em que foram registrados 2.994 casos.
Os óbitos por gripe também diminuíram, de 522 em 2019, para 232 em 2020. O pediatra Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), explica que a quarentena foi um fator de contenção dos casos e que a diminuição também foi observada em outros países e com outras doenças de transmissão respiratória.
O infectologista Marcelo Otsuka, da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), explica que um importante foco de contaminação da gripe são as crianças, que é a faixa etária que mais está cumprindo o isolamento social.
“Com o fechamento das escolas, as crianças não estão transmitindo. Estamos vendo as áreas de pediatria dos hospitais vazias e até alguns leitos sendo utilizados para pacientes adultos”, acrescenta Otsuka. Ele explica que, dependendo do nível de transmissão de cada doença, é necessária uma taxa diferente de isolamento para controlar o número de casos. A covid-19 precisaria de uma taxa de 70%, para a gripe 50% é suficiente. “Mesmo não atingindo as taxas ideais para a covid-19, já há uma diminuição importante de influenza.”
Além do isolamento, o uso de máscaras e melhores práticas de higiene também contribuíram para a diminuição na transmissão da gripe de outras infecções respiratórias. Os médicos afirmam que o lado positivo dessa diminuição é que sobra mais capacidade hospitalar para tratamento da covid-19, mas os dois demonstram preocupação acerca da baixa cobertura vacinal deste ano.
R7.com
Gostou desta notícia?Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!