Há uma avaliação interna de que o governo deve propor novamente ao Congresso mudança no processo de escolha dos reitores. O tema já levou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a devolver MP que aumentava os poderes do ministro da Educação durante a pandemia, quando o gestor ainda era Weintraub.
Além disso, em junho, outra MP que disciplinava as regras também foi deixada de lado pelo Congresso e caducou.
A MP 914 abria votação também para alunos e funcionários das universidades. Ao contrário de como é hoje, em que apenas professores dos dois níveis mais elevados da carreira podem votar para reitor.
Mais do que isso: a medida autorizava o presidente a escolher qualquer nome da lista tríplice, não necessariamente o primeiro. Havia a tradição de governos anteriores de nomear o mais votado da lista.
Próximas indicações
Milton Ribeiro inicia a indicação de reitores, em setembro, quando, pelo calendário, será feita a troca na Universidade Federal do Semiárido, no Rio Grande do Norte.
A última indicação de reitor pelo MEC ocorreu em julho, com a escolha do reitor "pro tempore" (temporário) da futura Universidade Federal do Norte do Tocantins. Na ocasião, Antonio Vogel estava na condição de ministro da Educação interino.
CNN BrasilMEC quer rediscutir regras para escolha de reitores
A mudança de regras na escolha de reitores das universidades públicas, que tanto levantou polêmica na gestão do ex-ministro Abraham Weintraub, continua a mobilizar funcionários do Ministério da Educação, que aguardam o retorno do ministro Milton Ribeiro para tocar o assunto.
Em julho e agosto, não há indicações de reitores previstas, o que é visto como uma "feliz coincidência" para que o ministro, que está afastado de suas funções, se recupere da Covid-19 e tome pé deste e outros temas sensíveis da pasta.
Gostou desta notícia?Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
- Compartilhe pelo whatsapp
-
Compartilhar no facebook
- Compartilhar no twitter
- Compartilhe pelo email
0 comentários para "MEC quer rediscutir regras para escolha de reitores"
Deixe uma resposta para essa notícia
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Posts relacionados
Política[VÍDEO] Com 105.403 votos, Cel Azevedo, deputado estadual mais votado do RN declara voto em Allyson
- Compartilhe pelo whatsapp
-
Política[VÍDEO] Uma Proposta Por Dia: Allyson lança Jovem do Futuro RN com curso profissionalizante e bolsa mensal para jovens
- Compartilhe pelo whatsapp
-
PolíticaTCU suspende julgamento de contas do Banco Central até apuração sobre Master
- Compartilhe pelo whatsapp
-
PolíticaCampanhas de Lula e Flávio fecham acordos para reduzir disputas no TSE e fazem cobranças conjuntas às big techs
- Compartilhe pelo whatsapp
-
PolíticaPrefeitura de São Gonçalo beneficia 230 famílias com entrega de alimentos em Bela Vista e Campinas
Anuncie com a gente
Mais lidas
-
1 Morre o cantor Netinho
-
2 Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias
-
3 Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem
-
4 As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio
-
5 Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil
-