Através da emenda impositiva de número 024/ 2019 do vereador e professor Ítalo Siqueira (PSDB), a Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) e do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), já deu início ao processo de informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até agora 69 computadores já foram instalados e praticamente todas as unidades do município contam com acesso à internet. A expectativa é que esse número cresça nos próximos dias.
De acordo com o vereador e professor Ítalo Siqueira (PSDB), a adesão ao sistema eletrônico por parte do município ira trazer benefícios na qualificação no atendimento, além do maior controle do gasto público. “No ano passado trabalhei elaborando a emenda N° 024/2019, apresentei e pedi a Prefeitura de Parnamirim recursos financeiros para a aquisição de computadores, impressoras e entre outros equipamentos para modernizar o sistema de saúde. Graças a essa solicitação o serviço de informatização das Unidades Básicas está em constante avanço, tudo isso para atender da melhor forma o funcionário da saúde e sobretudo a população”, disse.
O processo de informação das UBSs do município vem acontecendo desde 2019, a partir de duas frentes de trabalho. A primeira diz respeito à adesão municipal ao Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde – Informatiza APS, do Ministério da Saúde.
Para a Secretária de Saúde Municipal, Terezinha Rêgo, o trabalho de informatização das unidades é muito importante, pois garante a qualificação e a segurança das informações produzidas na área da saúde. “Com esse novo sistema implementado, a saúde pública de Parnamirim está melhorando a cada dia. O uso da tecnologia em favor da saúde permite ainda outros avanços, como: um sistema de assistência farmacêutica em rede, facilitando o acesso do usuário ao medicamento e o controle de dispensação; melhoria no acompanhamento nos ciclos de vida dos pacientes; melhoria do acompanhamento dos indicadores de saúde; dados qualificados para subsidiar o planejamento das ações, como alocações de veículos. São inúmeros benefícios”, explicou.