O Estado organizado arrecada, paga aos servidores; os servidores pagam suas contas aos comerciantes; esses pagam aos industriais; e todos na cadeia produtiva pagam impostos ao Estado. É um círculo.
Quando o gasto com servidores é quase 100% da arrecadação, temos um círculo vicioso.
Esse pode ser o problema da derrubada do veto presidencial ao aumento dos servidores públicos pelo Senado.
O círculo vicioso também pode ser visto como um circo!
Ou seja, tem o dono, o gerente de bilheteria, o apresentador, os malabaristas, os mágicos, os trapezistas, as coristas, os domadores, os palhaços.
Em determinado momento, os contribuintes podem ser os malabaristas ou mágicos ou trapezistas ou coristas ou domadores ou PALHAÇOS. Depende do momento.
Segue o baile!