O Brasil teve uma alta de 6% nos assassinatos no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
O destaque desse aumento é para a região Nordeste, onde todos os estados, inclusive o Rio Grande do Norte, registraram aumento dos homicídios, mesmo com as "regras rígidas de isolamento social implementadas no período".
A informação, baseada no índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
Em seis meses, foram registradas 22.680 mortes violentas, contra 21.357 no mesmo período do ano passado. Ou seja, 1.323 mortes a mais.
Segundo o levantamento, teve aumento de 1% a 11% os Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Bahia. De 12% a 23%, Paraíba e Alagoas. De 24% a 35%, Maranhão e Tocantins. E o Ceará com aumento acima de 36%.