Marcus Aragão: A curiosa seita Shindo Renmei

18/06/2021 às 14:50


Por Marcus Aragão

Pensando na situação do Brasil, lembrei-me do Japão. No final da Segunda Guerra, existia uma curiosa seita no Brasil chamada Shindo Renmei. Era formada por japoneses que residiam aqui, mas não acreditavam de jeito nenhum que o Japão tinha perdido a guerra. Eles se reuniam, perseguiam, batiam e até matavam outros japoneses que pensassem o contrário. Para eles, Nagasaki e Hiroshima eram fake news e a assinatura de rendição no porta aviões USS Missouri foi uma farsa. Uma montagem descabida que só os traidores da pátria acreditavam.

— Pois é, desconfiado leitor, as fake news sempre existiram. 

Os fanáticos da Shindo Renmei chegaram a matar 23 imigrantes japoneses e feriram 147. O jornalista e biógrafo Fernando Morais escreveu sobre a saga dessa seita pelo Brasil no livro "Corações Sujos". 

Como os integrantes da Shindo Renmei acreditavam firmemente que as notícias sobre a rendição do Japão eram falsas, criaram uma rede de comunicação para divulgar a "verdade": o Japão vencera a guerra. Jornais e revistas em japonês passaram a divulgar essa ideia. Estações de rádio clandestinas foram colocadas no ar. Existia uma mídia que só divulgava a vitória do Japão.

Analisando nossa história recente, percebemos que os petistas são a Shindo Renmei da atualidade. Veja por que: após os mega escândalos todos deveriam aceitar que não existe mais condições do partido governar o país. Mas os Shindo Renmei-Petistas se recusam a aceitar a verdade dos fatos. Não acreditam no escândalos de corrupção e agem como se estivesse tudo bem. Eles acham que tudo é fake news ou injustiça.

Mesmo por meio de mentiras é possível crescer. A Shindo Renmei tinha sede na rua Paracatu, nº 96, bairro da Saúde, na cidade de São Paulo. Chegou a possuir 64 filiais nos estados de São Paulo e Paraná. Mantinha-se com doações de seus filiados. Da mesma forma percebemos o PT esboçando essa reação.
 
Quem resolveu essa questão Shindo Renmei foram os brasileiros que não aguentaram mais ver inocentes sofrerem. Assim como eles, esperamos que os brasileiros de hoje resolvam novamente, expulsando os petistas através do voto.

Arigatô!

Marcus Aragão
@aragao01

10 respostas para “Marcus Aragão: A curiosa seita Shindo Renmei”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
banners_footer Mais cabelo Março 2024 Mais cabelo Março 2024