O total de 82.440 doses da vacina contra a Covid-19 recebidas pelo Rio Grande do Norte para iniciar a primeira fase do plano de imunização nao é suficiente para atender a todos do grupo prioritário da fase 1. A informação foi divulgada hoje pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) em nota técnica.
Segundo a nota técnica, considerando as duas doses para completar o esquema vacinal e o percentual de perda operacional de 5%, estima-se vacinar nesta primeira etapa 39.259 pessoas, priorizando os seguintes grupos: trabalhadores de saúde e pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), além dos vacinadores. Porém, no plano de vacinação do RN, o governo previa vacinar nesse primeiro momento cerca de 79,6 mil trabalhadores no Estado.
Diante das doses disponíveis, nesse primeiro momento não serão vacinadas pessoas com 75 anos ou mais, que serão incluídas nas próximas etapas de vacinação da fase 1.
A nota esclarece ainda, que devido à quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, não será possível vacinar de forma imediata o quantitativo total dos trabalhadores de saúde estimados para a vacinação e que será necessária a seguinte ordem de priorização:
1. equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação e trabalhadores de instituições de longa permanência de idosos.
2 Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19, na seguinte ordem:
- Trabalhadores dos hospitais de referência;
- Trabalhadores dos serviços de urgência e emergência,
- Trabalhadores dos denominados serviços de Centro de Atendimento Covid-19;
- Trabalhadores da atenção primária;