Na política nacional
- A aliança Covax, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir o acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19, deve enviar de 10 a 14 milhões de doses da vacina de Oxford ao Brasil a partir de fevereiro. A informação foi divulgada neste sábado (30) pelo Ministério da Saúde, que disse ter recebido a estimativa em uma carta enviada pelo consórcio internacional.
- O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) anunciou neste sábado (30) que desistiu de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados devido à polarização na Câmara. Com isso, ele decidiu juntar-se ao Partido Liberal e ao governo Bolsonaro. O PL é favorável ao nome do deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato de Bolsonaro.
Na justiça
- O ministro Luís Roberto Barroso autorizou o compartilhamento com o Ministério Público de Roraima das provas obtidas pela PGR no inquérito que investiga o senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro entre as nádegas, como revelado pela Crusoé. O promotor Luiz Antônio Araújo de Souza pediu acesso à documentação em novembro do ano passado.
Na economia
- O governo vai publicar em breve uma portaria para regulamentar o processo do leilão de 5G, prevendo a criação de uma rede privativa e segura de comunicação da administração pública e de órgãos de segurança. A informação foi confirmada pela coluna com fontes do governo com conhecimento no tema. A portaria, que regulamenta as normas do edital, prevê que as operadoras que ganharem o leilão terão como obrigação construir uma rede com barreiras de segurança exclusivas.
No esporte
- A obsessão do torcedor está nas mãos do Palmeiras. Pela segunda vez em sua história, o Alviverde sente o sabor de conquistar a Copa Libertadores da América: hoje (30), no Estádio do Maracanã, o clube venceu o rival Santos por 1 a 0 e conquistou a edição 2020 do principal torneio do futebol sul-americano. Breno Lopes, aos 53 minutos do segundo tempo, fez o gol que entra para a história.
No mundo
- O governo da Alemanha ameaçou levar à justiça os laboratórios que não "respeitarem suas obrigações" de entrega de vacinas contra a Covid-19 na União Europeia (UE), em um contexto de tensões pelos atrasos no fornecimento dos imunizantes produzidos pelo laboratório britânico AstraZeneca.
- Diante da explosão do número de mortes relacionadas à Covid-19 em uma agressiva terceira onda da pandemia em Portugal, as casas funerárias estão à beira do colapso e redobram a vigilância em matéria de segurança sanitária. De acordo com dados coletados pela AFP, Portugal é atualmente o país mais afetado no mundo pela Covid-19, em proporção a sua população de 10 milhões de habitantes.