Enquanto milhões de pessoas esperam sua vez de obter uma vacina contra Covid-19 que pode estar a meses de distância, golpistas online, em e-mails e em aplicativos de mensagens, estão atraindo vítimas com alegações de que podem entregar vacinas em dias por apenas 150 dólares.
Os golpes relacionados às vacinas estão em ascensão, de acordo com autoridades dos governos da Europa e dos Estados Unidos, que estão alertando o público sobre golpistas buscando dinheiro e dados pessoais.
Uma pesquisa online da Reuters, em fóruns da dark web e no aplicativo de mensagens Telegram, encontrou sete ofertas diferentes para supostas vacinas contra Covid-19.
As fraudes incluem e-mails prometendo a entrada em listas supostamente secretas para o acesso antecipado às vacinas e ligações feitas por robôs se passando por agências governamentais. Fóruns na chamada dark web incluíram as vacinas entre produtos ilícitos mais tradicionais para venda.
O FBI e a Interpol, entre outros órgãos, alertaram sobre esquemas de fraude emergentes relacionados à pandemia, dizendo que curas e vacinas falsas anunciadas em sites falsos poderiam representar ameaças cibernéticas e um risco significativo para a saúde das pessoas, ou mesmo para suas vidas.
CNN Brasil