A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) – órgão equivalente à Anvisa, no Brasil aprovou hoje (6) o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 fabricada pela empresa Moderna. O imunizante, que deve ser o segundo aprovado na União Europeia, poderá ser aplicado em pessoas maiores de 18 anos.
Com a luz verde da EMA, o passo final antes do início da distribuição e aplicação das doses da vacina para os 27 países do bloco é uma autorização da Comissão Europeia – que deve acontecer ainda nesta quarta, segundo fontes citadas pela agência de notícias Reuters.
Stella Kyriakides, comissária de Saúde da União Europeia, disse em uma rede social que a aprovação final sairá "em breve".
"Com a aprovação da vacina da Moderna pela EMA, estamos mais próximos de nosso objetivo de ter um portfólio de vacinas contra a Covid-19 seguras e eficazes", disse Kyriakides.
A vacina da Moderna foi aprovada com o imunizante da Pfizer/BioNTech já em uso emergencial na região.
Ambas as vacinas – Pfizer/BioNTech e Moderna – usam moléculas de mRNA (ácido ribonucléico mensageiro) para fazer com que as células humanas produzam imunidade ao "espinho" do coronavírus e, assim, evitar que ele consiga se fixar.
Fonte: G1.