Rosas di Maria 2
politica

Baixa testagem ajudou a aumentar mortes no Brasil, aponta Fiocruz

O Brasil fez, em média, 11,3 testes do tipo RT-PCR para detectar a Covid-19 a cada 100 mil habitantes. De acordo com pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), essa baixa cobertura contribuiu para o avanço da doença, o aumento de casos graves e de óbitos. 

Um estudo produzido pelo  Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da instituição revelou três fatores que contribuíram para que o país falhasse na estratégia de testagem em massa para Covid-19 ao longo da pandemia: falta de planejamento para compra de testes em massa, opção por testes rápidos no lugar dos do tipo RT-PCR e ausência de indicadores confiáveis sobre os dados.

De acordo com os pesquisadores, a falta de centralização na compra e distribuição dos testes “fragmentou a informação”sobre o avanço da pandemia. A Fiocruz sublinha que a estratégia brasileira, de acompanhar a evolução da doença no país por aumento no número de casos e de óbitos, é insuficiente para combater a covid-19 por ser uma análise limitada e com muito atraso em relação ao momento da infecção. 

O Amapá, Distrito Federal e Maranhão são os estados brasileiros que fizeram menos testes do tipo PCR para detectar a covid-19, de acordo com levantamento feito pela Fiocruz a pedido da CNN.  

Esses locais tiveram taxas de, respectivamente, 0,3; 0,5 e 1,7 testes PCR feitos a cada 100 mil habitantes no mês de outubro, o último com números disponíveis.

O estado que mais fez testes PCR no país - São Paulo - teve uma baixa cobertura de testes ao se analisar a taxa por 100 mil habitantes: 9,5 testes a cada 100 mil, taxa inferior a outros 14 estados do país.

No Rio de Janeiro, que segundo dados da Fiocruz tem a maior taxa de mortalidade por coronavírus do país, foram feitos apenas 7 testes PCR a cada 100 mil habitantes no mês de outubro.

O Paraná foi o estado com maior taxa: 36,5 a cada 100 mil habitantes.

CNN Brasil

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "Baixa testagem ajudou a aumentar mortes no Brasil, aponta Fiocruz"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Que tristeza: jovem assassinada em latrocínio na Grande Natal

  2. 2

    [VIDEO] Desabafo, ao vivo, que viralizou na TV Tropical: "Continuem fazendo o L"

  3. 3

    Cavalos de criador do RN morrem após comer ração contaminada

  4. 4

    [VIDEO] RN Mais Seguro: Comando Vermelho proíbe culto e até futebol em bairro de Natal

  5. 5

    Ana Castela chora no palco e desabafa: “Não estou mais aguentando”

banner-facex-mobile.png