O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quarta-feira (6) que a compra de seringas pelo Ministério da Saúde está suspensa devido ao aumento de preços do insumo causada pela alta demanda após o início da vacinação contra o novo coronavírus.
“Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam e o MS suspendeu a compra até que os preços voltem à normalidade”, escreveu o presidente, em publicação em sua conta no Facebook.
Ainda de acordo com Bolsonaro, os estados e municípios brasileiros têm estoques de seringa para que seja possível iniciar a imunização contra Covid-19 “já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande”.
O presidente disse ainda que cerca de 44 países já iniciaram a imunização contra a doença, mas que muitos deles só receberam 10 mil doses da vacina da Pfizer/BioNtech. “Daí a falácia da mídia como se estivessem vacinando toda a população”, escreveu.
A mensagem foi acompanhada de uma lista de alguns desses países que já iniciaram a vacinação e a porcentagem de sua população que já foi imunizada.
CNN Brasil