Minutos depois de o Congresso certificar a vitória de Joe Biden na eleição de 3 de novembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que haverá uma transição ordeira quando o democrata tomar posse como novo presidente em menos de duas semanas, no dia 20 de janeiro.
A declaração ocorre depois de uma quarta-feira (6) de caos em Washington, com a invasão do Capitólio por parte de apoiadores do candidato derrotado. Porém, Trump manteve sua posição de contestar o resultado da eleição americana, embora todas as alegações de fraude apresentadas por sua campanha e apoiadores tenham sido rejeitadas na Justiça.
"Embora eu discorde totalmente do resultado da eleição e os fatos me confirmem, haverá uma transição ordeira em 20 de janeiro", disse Trump em um comunicado postado no Twitter pelo porta-voz da Casa Branca Dan Scavino. Na mensagem, Trump também reconheceu, pela primeira vez, de que seu mandato está no fim. "Isso representa o fim de um dos melhores primeiros mandatos presidenciais e é apenas o início da nossa luta para devolver aos Estados Unidos sua grandeza", acrescentou. Ontem, Washington viveu momentos de terror com a invasão de apoiadores do presidente ao Capitólio, onde o Congresso se reuniu para certificar a vitória de Biden. Segundo a polícia, quatro pessoas morreram.
Momentos antes da invasão, Trump havia insuflado seus apoiadores a se manifestarem contra a proclamação da vitória de Joe Biden com um discurso na capital americana. O vice-presidente Mike Pence, que presidia a sessão, foi retirado do local por seguranças. A Prefeitura de Washington DC decretou toque de recolher.
Fonte: Uol.