O Lula que vemos é uma ilusão de óptica, diz Ciro Nogueira

21/12/2021 às 14:09


O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse nesta 3ª feira (21.dez.2021) que, se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) for eleito em 2022, terá comportamento diferente da campanha eleitoral.

“O Lula que estamos vendo hoje é uma ilusão de óptica. Não é esse Lula que vai para campanha, bonzinho, longe da Gleisi Hoffman, do Zé Dirceu, do Vaccari [João Vaccari Neto]. Ele vai ter que fazer campanha com Lindinho [como Lindbergh Farias foi identificado nas planilhas de delatores da Odebrecht], com a Gleisi. São pessoas que têm rejeição muito grande no país. Ele está tentando esconder a foto dele com a Dilma, tentando se aproximar de outras pessoas. O Lula que vai governar é o Lula da Dilma, da Gleisi, do Zé Dirceu, do Lindinho. Eu conheço. São pessoas que a grande maioria da população não quer ter de volta”, disse Nogueira.

Segundo o ministro, que disse ter acesso a pesquisas internas de opinião, não haverá outro candidato que não Lula ou o presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno. “Nas pesquisas a que eu tenho acesso, as perspectivas de uma 3ª via no país são praticamente nulas. Nas pesquisas a que eu tenho acesso, o presidente Lula está à frente, mas não é por uma margem muito significativa. O que eu vejo muito consolidada é a intenção de voto espontânea, deixa o Lula na margem de 6 a 8 pontos distantes do Bolsonaro”, disse Ciro Nogueira em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Para o ex-presidente do Progressistas, Bolsonaro será reeleito. “Eu tenho certeza que as pessoas de bom senso no nosso país vão reeleger o presidente, até porque, na história do Brasil, nunca se deixou de reeleger um presidente. Existe um sentimento nas pessoas que a reeleição é praticamente um direito do governante”.

LULA-ALCKMIN
Na entrevista, o ministro falou sobre a possível chapa entre Lula e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido): “São 2 grandes homens públicos, mas que têm trajetórias de vida completamente diferentes. Igual a um cruzamento de porco-espinho com capivara. Não sei o que vai acontecer”. E completou: “Não vejo muita chance de ter um sucesso eleitoral nessa aliança nem que possa ter resultado na eleição”.

Nogueira, que tem mandato há 26 anos, afirmou que o petista e o presidente trabalham para angariar os partidos e os eleitores de Centro. “São 2 extremos o Bolsonaro e o Lula. Quem atrair o centro ganha a eleição. Acho que a tentativa do Lula é atrair o centro, já que o centro hoje está muito mais com o perfil de apoiar Bolsonaro”.

Ciro Nogueira disse que não deve tentar novos cargos eletivos em 2022. Afirmou que terá como missão cuidar do governo enquanto o presidente estiver nas ruas e auxiliar na coordenação da campanha pela reeleição. A estratégia será focada na recuperação da economia, declarou. “A determinação do presidente é focar em duas vertentes: reduzir a inflação e aumentar a oferta de emprego”.

Poder 360

3 respostas para “O Lula que vemos é uma ilusão de óptica, diz Ciro Nogueira”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
banners_footer Mais cabelo Março 2024 Mais cabelo Março 2024