Apesar das promessas iniciais de moderação, o Talibã anunciou neste domingo (26.dez.2021) que mulheres não poderão viajar por mais de 72 Km sem um acompanhante do sexo masculino de sua família imediata.
A medida foi decretada pelo Ministério da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício do Afeganistão. O grupo –que retornou ao poder em agosto de 2021– também pede a motoristas que não levem mulheres sem o uso de um “véu islâmico”. As informações são da Agência France Presse.
“Mulheres que viajam mais de 45 milhas [cerca de 72 km] não podem fazer a viagem se não estiverem acompanhadas por um parente próximo”, disse o porta-voz do ministério, Sadeq Akif Muhajir, que depois acrescentou que o acompanhante deve ser exclusivamente homem.
O Talibã já havia governado o Afeganistão de 1996 a 2001, com a imposição de um regime baseado numa interpretação radical da lei islâmica. Foi retirado do poder por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos depois dos ataques de 11 de setembro de 2001.
Poder 360