Rosas di Maria 2
politica

Câmara e Senado elegem hoje novos dirigentes; Veja quem são os candidatos

Deputados e senadores se reúnem hoje (1º) para eleger seus novos presidentes da Câmara e do Senado, que terão mandato de dois anos a contar do momento em que a votação terminar.

Tanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quanto a oposição acompanham de perto as articulações, de olho nos poderes de quem assumir o posto. Os presidentes da Câmara e do Senado possuem um grande poder de decidir o que entra na pauta de votação, sendo decisivos para o futuro de projetos de interesses diversos, de reformas econômicas etc.

Câmara
São nove os candidatos a presidente da Câmara, sendo que dois reúnem blocos de apoio mais consolidados -- e, portanto, são vistos com os principais concorrentes. São eles Arthur Lira (PP-AL), apoiado por Bolsonaro; e Baleia Rossi (MDB-SP), o candidato de Rodrigo Maia.

Também estão inscritos: Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

O bloco de apoio de Lira, já registrado, inclui PP, Avante, PSD, PL, Republicanos, Patriota, Pros, PSC, PTB, Podemos e PSL. Baleia ainda não registrou o bloco, mas contabiliza DEM, MDB, PSDB, Cidadania, PV, PT, PSB, PDT, Rede, PCdoB e Solidariedade.

Apesar das conformações partidárias, vale lembrar que o voto é individual e secreto. Desta forma, os deputados poderão optar conforme seus próprios interesses políticos. Como diz a frase clássica de Ulysses Guimarães, "o voto secreto dá uma vontade danada de trair". Mesmo assim, as fichas estão apostadas em Arthur Lira que deve ser o próximo presidente da Câmara.

Senado
Dos 81 senadores, quatro pretendem presidir a Casa nos próximos dois anos. Apenas um destes conseguiu articular um bloco partidário em seu favor: Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato que reúne em sua fileira os apoios de Alcolumbre, do presidente Jair Bolsonaro e até da oposição, como PT e PDT.

Caso se confirme, o bloco de Pacheco teria DEM, PSD, PT, Pros, Republicanos, PSC, PL, PP, PDT e Rede. Com a adesão dos parlamentares dessas legendas, o senador contaria 43 votos, mais do que o suficiente para ser eleito presidente. 

A principal desafiante de Pacheco é a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Parlamentar de projeção, atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Tebet agrega parlamentares de diversas legendas, mas enfrenta o desafio de concorrer sem a chancela do próprio partido, o MDB.

Completam a lista de candidatos a presidente do Senado: Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Major Olímpio (PSL-SP).

Com algumas informações da CNN Br.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Câmara e Senado elegem hoje novos dirigentes; Veja quem são os candidatos"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png