Na Política Nacional
- Em sessão solene do Congresso Nacional, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados se reuniram para a abertura dos trabalhos do ano. Quando pegou o microfone para discursar, o presidente Jair Bolsonaro foi vaiado pela oposição e aplaudido pelos parlamentares que o apoiam. Em resposta às manifestações, Bolsonaro disse ser “uma honra enorme voltar à Casa onde eu fiquei 28 anos” e, antes de ler sua mensagem, completou: “Nos encontramos em 2022”, em uma alusão às próximas eleições presidenciais.
- O presidente Jair Bolsonaro indicou os 35 projetos que gostaria de ver aprovados no Congresso Nacional neste ano. Na lista, obtida pela coluna, há as reformas tributária e administrativa e projetos que agradam à base eleitoral do presidente, como a ampliação da posse de armas, o projeto que libera de punição ações de militares em operações de Garantia da Lei e da Ordem, e o "homeschooling".
- O Congresso Nacional iniciou oficialmente os trabalhos em 2021 com a tradicional sessão solene de abertura do ano legislativo. E o auxílio emergencial esteve presente nos discursos dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira. A saída da crise, auxiliando os mais pobres e, ao mesmo tempo reerguendo a economia, deu o tom das falas dos comandantes do Poder Legislativo.
- O YouTube tirou do ar, na noite desta quarta-feira, dois canais do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, investigado nos inquéritos que apuram a disseminação de fake news e a organização e financiamento de atos antidemocráticos. Aos usuários que tentam acessá-los, por meio de um buscador, aparece a mensagem informando que a página está “indisponível”.
Na Política Local
- Deputado Francisco Medeiros é o novo líder do governo na Assembleia Legislativa do RN. Parlamentar do PT assume função que era de George Soares (PL), que agora será primeiro secretário da Mesa Diretora da ALRN.
Na Economia
- Cerca de 1,4 milhão de pessoas deixaram de sacar o auxílio emergencial. Com isso, segundo o Ministério da Cidadania, R$ 1,3 bilhão que deixaram de ser regatados foram devolvidos aos cofres da União
- A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa imunizou 93,4% do rebanho do Rio Grande do Norte. O balanço foi divulgado pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN nesta quarta-feira (3).
Na Pandemia
- O Ministério da Saúde anunciou que vai enviar 51 mil doses da vacina do Butanta ao RN até a próxima sexta-feria, dia 5. O anúncio foi feito em reunião com o prefeito Álvaro Dias. Desse total, 13 mil deve ser repassadas para a capital, que vai retomar a vacinação priorizando os idosos.
- Sobre a segunda dose da vacinação, o Governo do Estado e as Prefeituras firmaram um acordo para começar a aplicação na próxima semana, entre os dias 10 e 17 de fevereiro.