Na Política
- O Senado aprova MP que agiliza autorização emergencial para uso de novas vacinas no Brasil. Texto dá prazo de até cinco dias para Anvisa autorizar vacinas que já tenham aval de, pelo menos, uma entre nove agências internacionais. Proposta vai à sanção de Bolsonaro.
- No Rio Grande do Norte, o deputado estadual Hermano Morais apresentou um projeto de lei que prevê multa para quem furar a fila da vacinação no Estado.
- Em decreto, prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, proíbe escolas de samba e blocos no carnaval. Descumprimento será considerado crime contra a saúde pública. Prefeito suspendeu ainda a autorização de comércio ambulante temporário. Medida vale entre os dias 12 e 22 deste mês.
Na Economia
- O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o auxílio emergencial pode voltar a ser pago, mas, desta vez, para metade dos beneficiários que receberam o pagamento em 2020. Guedes deu a declaração ao fazer um pronunciamento no Ministério da Economia ao lado do recém-eleito presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O ministro também disse que a retomada do auxílio depende do acionamento de "cláusulas necessárias".
Na Pandemia
- Um medicamento usado no tratamento artrite gotosa, ou gota, apresentou resultados animadores contra a covid-19, em um estudo conduzido pelo Instituto do Coração de Montreal, no Canadá. O artigo, ainda não revisado por pares, mostra que a droga colchicina foi capaz de reduzir em 21% o risco de hospitalizações ou mortes entre pessoas infectadas.
- A farmacêutica Merck, responsável pela fabricação da ivermectina, afirmou que não existem evidências sobre a eficácia do medicamento contra a Covid-19. A informação foi divulgada em um comunicado oficial.
- Cientistas apostam em uso de vírus para combater câncer e outras doenças. A confiança é consequência de um caso de um homem de 61 anos que teve uma rara remissão do linfoma de Hodgkin - um tipo de câncer que se origina no sistema linfático - depois de ser infectado pela Covid-19, na Inglaterra, chamou a atenção da comunidade científica e do mundo em janeiro deste ano. Os tumores, que eram um risco para o paciente na luta contra o novo coronavírus, desapareceram do corpo do idoso meses após ele ser infectado pela doença.
- A Prefeitura do Natal inicia o cadastro de idosos acamados para receber a vacina contra a Covid-19 em domicílio. Nesse primeiro momento será considerado o público idoso com 75 anos e mais para receber a imunização nas próximas semanas, com plataforma online de cadastros disponível no App Natal Digital ou na home do portal da Prefeitura em natal.rn.gov.br.
No Esporte
- O Flamengo venceu o Vasco por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Maracanã, em jogo pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, e colou de vez no líder Internacional na luta pelo título. Gabigol e Bruno Henrique, que já se tornaram tradicionais carrascos dos rivais cariocas, anotaram os gols rubro-negros.