Na Política Nacional
- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu arquivar duas ações que pediam a cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão por abuso de poder econômico. As ações alegavam que a chapa foi beneficiada por supostos disparos em massa de mensagens na eleição de 2018. Outras duas ações sobre o mesmo tema ainda serão julgadas pelo tribunal, mas ainda não há data para isso ocorrer.
- O Ministério da Saúde já recebeu pedidos de 45 grupos interessados em ter prioridade na fila da imunização contra a pandemia e pular a ordem estabelecida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Os pedidos chegam especialmente de grupos profissionais que alegam estar mais expostos a contrair o novo coronavírus, como personal trainers, policiais, guardas, seguranças, fonoaudiólogos, aeronautas e trabalhadores da limpeza e Correios, entre outros.
- A Anvisa aprovou a regulamentação dos procedimentos para importação e monitoramento das vacinas contra Covid-19 do consórcio Covax Facility. O Covax é uma iniciativa promovida pela Organização Mundial da Saúde, que prevê a distribuição global de doses de vacinas contra a Covid-19 e prevê doses também para países mais pobres.
- Por quatro votos a um, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal manteve decisão que autorizou compartilhamento de mensagens da Operação Spoofing com a defesa do ex-presidente Lula. Entre as mensagens, estão diálogos são protagonizados por nomes ligados à Operação Lava Jato, como o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro e procuradores, como Deltan Dallagnol.
Na Economia
- Estados e municípios fecham 2020 com o dobro de dinheiro em caixa, apontam dados de Tesouro e Banco Central. Socorro da União e impacto do auxílio emergencial explicam. Para presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda, melhoria do caixa é 'absolutamente transitória'.
No RN
- Polícia Federal prende dois homens com 500 comprimidos de ecstasy em carrinho de brinquedo no RN. Suspeitos de tráfico de drogas são presos ao retirar encomenda em agência dos Correios na cidade de Caicó.
- Gás de cozinha tem mais um aumento e botijão pode chegar a R$ 91 no RN, diz sindicato. Segundo sindicato dos revendedores, esse é o 12º aumento seguido, o segundo apenas em 2021. Valor tem subida após reajuste no preço médio de venda do GLP pela Petrobras.
No Mundo
- Um idoso de 67 anos abriu fogo em uma clínica médica em Buffalo, em Minnesota (Estados Unidos), nesta terça-feira (9). Uma pessoa morreu, e outras quatro ficaram feridas. Segundo o xerife local, o autor dos disparos foi identificado como Gregory Paul Ulrich, um homem já conhecido das autoridades locais e que se envolveu em outros problemas com a polícia desde 2003, inclusive por dirigir alcoolizado e por portar maconha. Ele foi preso.
No BBB
- Quem saiu do BBB21 nesta terça-feira, 9/2, foi Arcrebiano. O participante é o segundo eliminado do programa e deixa a casa com 64,89% dos votos. Gilberto e Juliette seguem no jogo. Gilberto teve 1,88% dos votos e Juliette, 33,23%.