Fátima aumentou de 70 anos para 75 anos a idade da aposentadoria compulsória dos celetistas da Datanorte, Ceasa e Emparn. Na prática, isso cria mais 5 anos de salários.
Explico, celetistas dessas empresas entram com o pedido de aposentaria, acumulam o INSS mais o salário porque continuam na ativa. Aos 70 anos, iam para casa compulsoriamente, perdiam a renda (salário) ficando só com a aposentadoria no limite do INSS (em torno de R$ 6 mil). Agora, "ganharam" mais 5 anos no estado. É justo, porque muitos tem competência, o problema que o estado não tem dinheiro.
Segue comunicação do Sinai/RN:
A Assessoria jurídica do SINAI-RN comunica aos empregados celetistas lotados na DATANORTE, CEASA e EMPARN que o Governo do RN, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), acatou o pedido do Sindicato quanto ao aumento da idade para a aposentadoria compulsória. Agora, os servidores poderão ser desligados apenas quando completarem 75 anos e não mais aos 70, como vinha ocorrendo.
Para o coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Nilson Bezerra, a mudança da faixa etária para as aposentadorias compulsórias representa uma conquista para os trabalhadores e sinaliza a adequação do Estado à Lei 152/2015, que vinha sendo descumprida.