Segue nota do Governo Fátima sobre a não aplicação de mais de 100 mil doses de vacinas. Estado diz ter apenas 20 mil doses:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Natal, 15 de março de 2021
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte esclarece que realiza a distribuição das doses da vacina contra a Covid-19 da forma mais rápida possível, prioritariamente em até 24h após sua chegada ao estado. Até o momento, a Sesap recebeu 314.240 doses. Foram distribuídas 183.758 relativas à primeira dose dos fabricantes CoronaVac-Butantan e Oxford-FioCruz, e 96.986 são relativas à segunda dose da CoronaVac já distribuídas aos municípios para que fossem aplicadas no intervalo de 28 dias depois da primeira dose. Até este sábado (19) foram seis remessas. A Sesap tem em estoque, no momento 33.486 doses de imunizantes, cuja finalidade explica-se a seguir.
Portanto, vamos à verdade dos fatos, do estoque atual temos 21.132 doses que correspondem à segunda dose da CoronaVac-Butantan, que aguardam prazo adequado para distribuição, 12.354 doses de reserva técnica que compreende até 5% do total de doses recebidas, para caso exista alguma perda técnica, e serão utilizadas da seguinte forma: 2.200 serão destinadas a trabalhadores da saúde de linha de frente que ainda não se vacinaram por algum motivo, 2.200 serão armazenadas como dose 2. E as demais doses poderão ser distribuídas mediante pactuação de grupos junto ao Cosems, ou necessidade de reposição junto aos municípios que tiverem ocorrência de incidentes (perdas técnicas).
Até o momento, a Sesap registrou a perda de 124 doses da CoronaVac – Butantan em dois municípios (quebra de frasco e oscilação de temperatura), as quais serão repostas com o montante da reserva técnica, como descrito anteriormente.
RN Mais Vacina
É importante reafirmar que as doses que aparecem como aplicadas no sistema RN Mais Vacina é de responsabilidade dos municípios e podem sofrer um atraso na atualização das informações, visto que alguns municípios só incluem esses dados no sistema em um segundo momento.