Sem ainda ter conseguido liberação para distribuir a vacina russa Sputnik V no Brasil, o dono do laboratório União Química, Fernando Marques, gravou um áudio enfurecido em que acusa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de interesses políticos para barrar o produto. A mensagem, de pouco mais de 2 minutos, foi enviada originalmente ao empresário bolsonarista Luciano Hang, dono das lojas Havan, mas o Estadão apurou que chegou ao presidente Jair Bolsonaro.
Marques afirma que a demora da Anvisa em dar aval tem como objetivo favorecer o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, que produz a Coronavac, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fabricante da vacina AstraZeneca/Oxford. A intenção, diz o empresário, é beneficiar o governador João Doria, no caso do Butantan, e o PT e o PCdoB, que têm a Fiocruz “na mão”. “Eles querem manter a coisa com a Fiocruz e com o Butantan. Butantan na mão do Doria e Fiocruz na mão do PT, PCdoB. E, p…, não tem vacina, o povo tá morrendo”, afirma Marques no áudio obtido pelo Estadão. A União Química confirmou a autenticidade do áudio. Disse que a fala foi feita em um momento de “desespero” do empresário.
O empresário reclama ainda de ter sido “humilhado” em reunião com o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, na semana passada. O atual chefe da agência é contra-almirante da reserva da Marinha e foi indicado ao cargo por Bolsonaro.
Istoé