Na Política Nacional
- O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promoveu nesta segunda-feira (29) a maior reforma ministerial do seu governo, trocando os comandantes de seis das 23 pastas: Casa Civil, Defesa, Justiça e Segurança Pública, Advocacia-Geral da União (AGU), Relações Exteriores e Secretaria de Governo.
Quem entra e quem sai
CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Quem entra: general da reserva Luiz Eduardo Ramos, atual ministro da Secretaria de Governo
Quem sai: general da reserva Braga Netto, transferido para o Ministério da Defesa
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E DA SEGURANÇA PÚBLICA
Quem entra: delegado da Polícia Federal Anderson Torres, atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal
Quem sai: André Mendonça, transferido para a Advocacia-Geral da União (AGU)
MINISTÉRIO DA DEFESA
Quem entra: general da reserva Walter Souza Braga Netto, atual chefe da Casa Civil
Quem sai: general da reserva Fernando Azevedo e Silva
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
Quem entra: embaixador Carlos Alberto Franco França, diplomata de carreira que estava na assessoria especial da Presidência da República
Quem sai: embaixador Ernesto Araújo
SECRETARIA DE GOVERNO DA PRESIDÊNCIA
Quem entra: deputada federal Flávia Arruda (PL-DF)
Quem sai: general da reserva Luiz Eduardo Ramos, transferido para a Casa Civil
ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO
Quem entra: André Mendonça, que já chefiou a AGU no início do governo e está atualmente no Ministério da Justiça.
Quem sai: José Levi, procurador da Fazenda Nacional
- Pouco mais de uma semana depois de ligar para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para questionar se o presidente tinha a intenção de declarar estado de sítio, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, ligou nesta segunda-feira para o recém-demitido ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, para saber se estava “tudo bem?".
- A saída do general Fernando Azevedo e Silva do comando do Ministério da Defesa foi recebida com preocupação por integrantes da ativa e da reserva das Forças Armadas e como algo além de uma troca para acomodação de espaços no primeiro escalão do governo.
- O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que cabe ao Ministério da Saúde analisar a inclusão de agentes de segurança no grupo priortiário de vacinação contra a Covid-19.
Na Pandemia
- A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) entrega nesta semana mais 2,4 milhões de doses da vacina contra a covid-19 produzida em Bio-Manguinhos (RJ), com insumos importados. Outras 3,2 milhões de doses estão previstas para a semana de 5 a 10 de abril e mais 5 milhões, entre 12 a 17 de abril. Com 1,8 milhão entregue em 17 março, o total chegará a 12,4 milhões de doses entregues ao PNI (Programa Nacional de Imunizações).
- A companhia aérea Azul iniciou nesta segunda-feira (29) uma nova série de voos para transportar três toneladas de "kit intubação" do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), até 19 estados e o Distrito Federal. A ação para levar os materiais do Ministério da Saúde começou pela manhã e a maioria dos voos decolam entre 22h e esta terça. Veja abaixo as regiões contempladas.
- O Senado deve votar nesta terça-feira (30) o projeto de lei que estabelece multa por discriminação caso empresas adotem salários diferentes para trabalhadores homens e mulheres que exerçam atividades idênticas na mesma função.
- O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (29) que passará a morar temporariamente no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, na Zona Sul da capital, por questões de segurança, após protestos e ameaças que vem sofrendo.
No RN
- Governo libera treinos e cancelamento do Campeonato Potiguar deve ser revisto por FNF e clubes. Inicialmente, apenas ABC e América-RN haviam sido autorizados a treinar. FNF comemora liberação e deve rever decisão de cancelar o estadual, anunciada no último dia 25.
- A Prefeitura do Natal vai abrir nesta terça-feira (30) dois pontos de drive thru exclusivos para pessoas que vão receber a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca. Os pontos vão ficar no estacionamento da UNP da Av. Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul, e no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, com acesso no portão 3 pela Rua Mulamba. O funcionamento é das 8h às 16h.