O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, se pronunciou a respeito da retomadas das aulas na rede de ensino do Rio Grande do Norte.
Confira a íntegra:
No último ano, um setor que procurou a Assembleia de maneira constante foi a educação. E a educação esteve presente em ações e projetos de lei que tratam da retomada das aulas presenciais; em pronunciamentos dos deputados estaduais no Plenário; em acompanhamento da inclusão de protocolos de segurança nas escolas e ainda a transmissão de aulas online através da TV Assembleia, o Legislativo esteve presente. E hoje - mais do que nunca - vamos debater a importância da volta das aulas nas escolas do RN.
Na última semana, ouvimos os dois lados (pais preocupados e representantes das escolas) e ampliamos o debate junto aos internautas (que representam uma parcela da população). Fizemos uma enquete nas minhas redes sociais sobre a volta as aulas presenciais no Rio Grande do Norte. Tivemos milhares de participações e uma grande interação de pessoas querendo ter voz e opinião no debate. E elas tem. Li com muita atenção todos os comentários e quero agradecer a todos que contribuíram com esse debate tão importante. Mais de 70% das pessoas que participaram concordam com a volta às aulas (72% a favor da volta x 28% contra).
Hoje, votaremos o projeto de lei que torna ESSENCIAIS as atividades escolares particulares do RN. Se aprovado, as escolas estarão liberadas para funcionar - desde que sigam as medidas de prevenção à covid-19 - uma vitória para muitos.
Um recente estudo publicado pela ONU e a UNICEF destaca que o fechamento de escolas pouco contribuiu para a disseminação do vírus, mas está causando danos de longo prazo a toda uma geração (no quesito aprendizado).
Diante das desigualdades do sistema online e considerando o prejuízo educacional que o Estado vem enfrentando com as aulas suspensas, defendemos a retomada das aulas presenciais.
A educação para todos - e em todas as idades - é uma das nossas bandeiras no Legislativo. Incentivamos os pequenos, os jovens e até os adultos, através da formação e qualificação da Escola da Assembleia. Seguimos trabalhando por mais futuro para os potiguares!