Polícias civis estaduais prenderam 97 suspeitos de praticar crimes de violência contra mulheres nesta segunda-feira (8) – Dia Internacional da Mulher –, na Operação Resguardo, segundo o Ministério da Justiça.
Coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do MJSP, a operação é realizada pelas Polícias Civis dos 26 Estados, incluindo o RN, e o Distrito Federal. Essa é mais uma medida de fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que prevê uma atuação conjunta, coordenada, integrada e sistêmica entre os governos federal e estaduais.
Ao todo, mais de 12 mil policiais civis atuam, de forma conjunta, na busca de suspeitos de ameaças, tentativas de feminicídio, lesão corporal,
descumprimentos de medidas protetivas, estupro, importunação, entre outros crimes. A Operação Resguardo teve início em janeiro deste ano com a apuração de denúncias, análise de procedência dessas denúncias, instauração de inquéritos policiais, levantamento de mandados de prisão e cumprimento de mandados judiciais pelas Polícias Civis, principalmente pelas delegacias especializadas no atendimento à mulher.
Desde janeiro, mais de 165 mil vítimas foram atendidas, cerca de 9 mil pessoas presas, 46 mil denúncias foram apuradas e cerca de 60 mil
inquéritos foram instaurados em todas as unidades da federação, de 1,8 mil municípios do país.
O balanço final da Operação em todo o país será divulgado pelo Ministério até o fim da tarde desta segunda-feira (8)