Na Política Nacional
- O presidente Jair Bolsonaro voltou nesta quinta-feira (27) a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra medidas determinadas por governadores de estados para evitar a expansão da Covid, como “lockdown” e toque de recolher. A ação direta de inconstitucionalidade pede a suspensão de decretos de três estados: Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte.
- Dimas Covas expõe à CPI recusas de vacinas pelo governo e reclama de ataques ao Butantan e à China. Diretor do instituto desmentiu à CPI da Covid o ex-ministro Pazuello e afirmou que posição de Bolsonaro contra vacina interrompeu tratativas. Senadores falaram em 'sabotagem' à CoronaVac.
- Senado aprova medida provisória que fixou salário mínimo em R$ 1,1 mil em 2021. Reajuste considerou previsão de inflação do governo de 5,22% no ano passado. Mas ficou abaixo do índice oficial divulgado em janeiro, que aumentaria piso salarial para R$ 1.102.
Na Pandemia
- A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) deve entregar nesta sexta-feira (28) 4,9 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, após retomada da produção na última terça-feira (25).
- Gastos da Anvisa na vigilância de portos, aeroportos e fronteiras no ano passado foram os menores em 20 anos, aponta Contas Abertas. Agência também enfrenta redução da quantidade de funcionários nas portas de entrada no país.
- Relatos de atestados falsos para furar fila da vacina proliferam; conselhos de medicina não registram nem uma denúncia sequer no país. Nas redes sociais, usuários dizem que familiares e amigos burlam regras para se vacinar contra a Covid-19. Médicos também relatam pressão para emitir atestado falso. Apesar disso, todos os 27 conselhos regionais de medicina dizem que não receberam qualquer denúncia – e, portanto, também não abriram sindicâncias nem processos éticos. Profissionais dizem que atitude pode resultar em penalidades para paciente e médico.
No RN
- Na manhã desta quinta-feira (27), foi realizada a entrega de 200 cestas básicas para os garçons da Zona Oeste e garçons da zona norte que tiveram suas atividades suspensas como medida de prevenção a COVID-19. A ação é fruto da parceria da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) com o Busão Solidário, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn).
No Esporte
- O América de Natal venceu o Potiguar de Mossoró pelo Campeonato Estadual mas, mesmo assim, ficou fora da final do segundo turno da competição. Com isso, o Alvirrubro não tem mais garantido o calendário de competições nacionais em 2022, podendo ficar sem série caso não conquiste uma vaga na Série C do próximo ano. Copa do Brasil e Copa do Nordeste também, visto que só tem garantidas as participações dos campeões ou finalistas dos estaduais.
- "Chantagem, armação." Pai de Neymar acusa a Nike de estar por trás de acusação de agressão sexual de seu filho a uma funcionária da empresa, em 2016. 'Chantagem. Vamos para cima da Nike', afirmou ele.