Rosas di Maria 2
politica

Bia Kicis diz que espera aprovar voto impresso na Câmara no início de julho

A deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara), disse nessa segunda-feira (14) que o voto impresso auditável deverá conseguir votos suficientes para ser aprovado até a 1ª quinzena de julho na Câmara dos Deputados.

“A nossa data no plenário será no início de julho. Tive reunião com o relator e o presidente da comissão [especial que trata sobre o assunto]. Até o finalzinho de junho, inicio de julho votaremos na comissão especial. No plenário, na 1ª quinzena, antes do recesso. Depois, a proposta irá para o Senado”, disse.

A congressistas deu entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil. O repórter do Poder360, Murilo Fagundes, foi um dos debatedores convidados.

Aliada do presidente Jair Bolsonaro, Kicis defendeu a proposta e voltou a dizer que atualmente falta transparência no sistema eleitoral brasileiro, problema que seria resolvido, segundo ela, com o voto impresso.

“Se você não consegue convencer o perdedor de que ele perdeu, é porque você não tem mecanismo suficiente de convencimento. Falta o que? Falta transparência. Quando há transparência, o perdedor não tem do que reclamar, porque se ele reclamar, estão aqui as provas”, declarou.

A proposta defendida pelo presidente e pela deputada acumula derrotas desde a 1ª vez que foi sancionada, em 2002. Em 20 anos, as 3 leis que estabeleciam o voto impresso enfrentaram resistência e foram derrubadas.

Críticos afirmam que a medida colocaria em risco o sigilo do voto. Autoridades da Justiça Eleitoral, como o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, dizem que não há tempo hábil para a execução da mudança.O novo modelo também encontra resistência na população. De acordo com o PoderData, 46% são contra o comprovante impresso para auditar o voto digital.

Na entrevista, a deputada contestou a argumentação do TSE de que, se a PEC for aprovada, pode não haver tempo suficiente para ser implementada para as eleições de 2022.

“Não acredito que não dê tempo [para implementar o voto impresso para 2022]. A Justiça Eleitoral diz que não dá tempo há 20 anos. Eu não sei qual é o tempo que eles precisam para colocar uma impressora acoplada a uma urna”, afirmou.

Poder 360

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Bia Kicis diz que espera aprovar voto impresso na Câmara no início de julho"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Natal: Arenga na igreja Santa Teresinha

  2. 2

    Escândalo: Mesma empresa que vendeu Chromebooks por R$ 1,5 mil "para" Styvenson, alugou aparelhos por R$ 2,3 mil para Governo

  3. 3

    Como inaugurar um cano da melhor forma! Sem obra, vale tudo para Fátima Bezerra

  4. 4

    A declaração do goleiro do Bayern que tirou do sério os flamenguistas

  5. 5

    Especialista de Harvard ensina exercício simples de memória e atenção para fazer em qualquer lugar

FACEX BANNER MOBILE