Com o estoque de sangue em estado “super crítico”, a situação no Hemonorte é preocupante. Para se ter ideia disso, na segunda-feira (14), contava com 150 bolsas de sangue, número 5,3 vezes abaixo do necessário para suprir a demanda diária que é de 800 bolsas de sangue de todos os tipos.
Isso se arrasta desde o início da pandemia quando o número de doadores caiu de 30% a 50% em todo o país.
O cenário se agrava com o momento atual, já que além da cobertura habitual, o Hemocentro também precisa dar conta dos casos de pessoas internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) em virtude do agravamento da infecção pelo novo coronavírus.
Incentivada desde 2015 pelo Ministério da Saúde, a Campanha Junho Vermelho visa conscientizar a população para a doação de sangue. Ela se torna ainda mais importante em 2021, diante do cenário pandêmico.
No Hemonorte, os programas que já existiam voltados para o engajamento de mais doadores, como a Van Solidária, estão sendo intensificados ao longo deste mês através de parcerias.
Para agendar a doação, o interessado pode ligar através do número 3232-6733 ou acessar o site do Hemonorte: www.hemonorte.rn.gov.br.
Empresas e instituições de Natal e Região Metropolitana podem agendar o serviço da Van Solidária, através do 3232-6724 ou [email protected]. O projeto oferece transporte gratuito para grupos de 10 a 12 pessoas, que sejam do mesmo convívio, seguindo os protocolos de segurança contra covid-19.
*Com informações da Tribuna do Norte