Rosas di Maria 2
politica

Marco Aurélio pretende adiar aposentadoria do STF para 12 de julho

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou ao Poder360 que pretende ficar na Corte até o dia 12 de julho, data-limite para sua aposentadoria. Inicialmente, a saída do decano estava agendada para o próximo dia 5.

Mais cedo, Marco Aurélio disse que planejava se aposentar no dia 9 de julho para entregar um acervo menor ao seu sucessor e deixar o STF antes de completar 75 anos no dia 12, data em que seria aposentado compulsoriamente. “Assim eu não vou tomar o cartão vermelho da aposentadoria compulsória”, comentou.

No início da tarde, o decano mudou de ideia e informou que ficaria até o último dia no tribunal. “Só os mortos não evoluem“, disse ao Poder360. O gabinete do ministro está elaborando ofício para ser entregue ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, informando a alteração da data de sua aposentadoria.

JULGAMENTOS
Em suas últimas semanas no STF, Marco Aurélio pautou 2 ações de ampla repercussão ao governo que estão a seus cuidados. A primeira discute a omissão do Congresso em instituir o imposto sobre grandes fortunas, e a segunda trata de suspensão e cortes no Bolsa Família. Ambos os processos estão pautados para a próxima sexta-feira (25) no plenário virtual. O ministro divulgou seus votos nesta quinta-feira (17).

Em relação ao imposto sobre grandes fortunas, Marco Aurélio reconheceu a demora do Legislativo em criar o tributo, afirmando que a medida contribuiria para a arrecadação e reduziria o impacto da crise econômica entre os mais pobres. Marco Aurélio, porém, não fixou prazo para os congressistas tirarem o imposto do papel.

A 2ª ação sob relatoria do ministro trata de cortes e suspensões feitas pelo governo Bolsonaro no Bolsa Família durante a pandemia. Estados do Nordeste foram ao STF contra o presidente por concentrar cortes no programa entre beneficiários da região.

Em seu voto, Marco Aurélio determinou a liberação imediata de recursos destinados aos inscritos, “respeitada a proporcionalidade, considerados aqueles que necessitam do benefício e residem nos Estados do Nordeste, em face dos demais entes federados“.

Ambos os casos devem ser discutidos a partir do próximo dia 25 de junho no plenário virtual – em razão do recesso do Judiciário, o julgamento só será concluído em agosto, após a aposentadoria do ministro.

O decano assumiu sua cadeira na Corte em 1990. Na último domingo (13), completou 31 anos na Corte.

Poder 360

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

2 comentários para "Marco Aurélio pretende adiar aposentadoria do STF para 12 de julho"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Natal: Arenga na igreja Santa Teresinha

  2. 2

    Escândalo: Mesma empresa que vendeu Chromebooks por R$ 1,5 mil "para" Styvenson, alugou aparelhos por R$ 2,3 mil para Governo

  3. 3

    Como inaugurar um cano da melhor forma! Sem obra, vale tudo para Fátima Bezerra

  4. 4

    A declaração do goleiro do Bayern que tirou do sério os flamenguistas

  5. 5

    Especialista de Harvard ensina exercício simples de memória e atenção para fazer em qualquer lugar

FACEX BANNER MOBILE