Rosas di Maria 2
politica

Aras pede que STF rejeite ação de Bolsonaro contra decretos de governadores; um é do RN

O procurador-geral da República Augusto Aras pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que rejeite a ação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro contra 3 decretos estaduais que instituíram medidas restritivas - como lockdown e toque de recolher - nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraná e Pernambuco.

A manifestação foi enviada à Corte nesta segunda-feira (21).

Em parecer, Aras apontou questões processuais para rejeitar a ação de Bolsonaro. Afirmou que os 3 decretos foram editados para vigorar em prazos curtos e embora 2 deles tenham sido prorrogados, a AGU (Advocacia-Geral da União) não atualizou o processo para questionar as novas medidas. Para o PGR, isso configuraria a perda do objeto da ação, ou seja, não há o que ser julgado.

A ação de Bolsonaro contra os decretos foi protocolada no STF no dia 27 de maio. A peça é assinada pela AGU, responsável pela defesa da União perante a Corte, e pelo próprio presidente. Ambos afirmam que as medidas restritivas afetam “as liberdades de ir e vir, os direitos ao trabalho e à subsistência, em conjunto com os direitos à vida e à saúde de todo cidadão“.

Essa não é primeira vez que Bolsonaro aciona a Corte com medida semelhante. Em março, o presidente ingressou com ação para derrubar decretos dos governos do Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Sul. O pedido foi rejeitado pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF.

Contrário a medidas restritivas por causa dos impactos na economia, Bolsonaro já havia citado a possibilidade de editar um decreto para garantir o “direito constitucional de ir e vir“, previsto no artigo 5º da Constituição. A ação no STF foi uma alternativa ao decreto anunciado pelo presidente.

Poder 360

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Aras pede que STF rejeite ação de Bolsonaro contra decretos de governadores; um é do RN"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Urgente: Coronéis revoltados com Governo Fátima; Araújo e Alarico sem condições de continuar

  2. 2

    URGENTE: Jogo do Vasco na Arena das Dunas é cancelado; saiba o motivo

  3. 3

    Moraes suspende decisão do Governo e do Congresso e mostra que manda no Brasil

  4. 4

    Dono de loja de celular em Natal é preso por receptação de aparelho roubado

  5. 5

    Cavalos de criador do RN morrem após comer ração contaminada

banner-facex-mobile.png