Depois de registrar queda de quase 33% nas intenções de compras em 2020, em relação a 2019, o Dia dos Namorados 2021 deve registrar um aumento de quase 37% (36,8%) nas intenções de compras, para esta que é a segunda melhor data do ano para o comércio, em Natal. De acordo com pesquisa do Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DEES) da Fecomércio RN, 45,7% dos natalenses devem ir às compras agora, contra 33,4% registrados no ano passado.
A maior parte dos entrevistados que farão compras é de homens (50%); com idade entre 35 e 44 anos (51%); com ensino superior ou mais (53,1%) e renda familiar de 5 a 10 salários mínimos (73,2%). Eles presentearão as (os) esposas (os) no dia 12 de junho com apenas um presente (79,9%). Entre os 54,3% que não pretendem presentear, a maioria (50,6%) alega “falta de dinheiro”, “necessidade de poupar”, “desemprego” e “contas em atraso”.
Os itens mais procurados entre os consumidores da capital devem ser as roupas (34,3%) e os cosméticos (21,9%). E o que deve fazer diferença na hora da decisão da compra devem ser os preços competitivos e as boas promoções (50,7%); e a marca do produto (34,3%).
Outro índice que deve aumentar no Dia dos Namorados 2021 em relação ao ano passado é o ticket médio: R$ 122,45 contra R$ 109,16, o que representa um aumento de 12,2%. O levantamento aponta ainda que 69,7% das pessoas planejam gastar entre R$ 51 e R$ 200. Além disso, 48,2% pagarão as compras utilizando o cartão de crédito (parcelado ou vencimento); seguidos dos que comprarão à vista em dinheiro (36,5%).
Com relação ao local de compra, 39,4% afirmaram que vão comprar nas lojas de shoppings; 31% no comércio de rua; e 21,9% desejam comprar pela internet. Com base no estudo do DEES, 25,9% do público que vai às compras informou já ter comprado o presente ou que pretendia comprar cerca de 15 dias antes da data. Entre os que ainda não haviam comprado, 73,4% demonstraram interesse em comprar depois de pesquisar os preços (68,6%), na semana que antecede a data, ou seja, entre os dias cinco e onze de junho.
A maioria (64,3%) dos entrevistados na pesquisa relatou que não pretende realizar comemoração especial no dia 12 de junho com seu par. Mesmo assim, a data não passará sem uma comemoração para boa parte (35,7%) dos consumidores que estão em um relacionamento, e 19,2% estão se programando para fazer um jantar em casa.