Aquilo que falamos mais cedo no Blog: os números divulgados pelo Governo Fátima, tentando atribuir para os policiais a culpa pela lentidão na vacinação dos agentes de segurança, ganhou força. O Sindicato dos Policiais Penais do RN divulgou uma nota desmentindo os dados informados a reportagem do G1 sobre a recusa na vacinação. Segue o texto:
"O Sindppen-RN vem a público externar seu repúdio à atitude da Secretaria da Administração Penitenciária que usou a mídia para divulgar informações tendenciosas contra os Policiais Penais.
A SEAP, ao invés de trabalhar para garantir a vacinação de todos os profissionais vinculados a ela, prefere desvirtuar informações e atacar os Policiais Penais com dados que não correspondem com a realidade.
Ao contrário do que foi divulgado, 19 policiais penais não se recusaram a tomar vacina contra covid-19. A maior parte desses não conseguiu tomar por questões diversas, como escala de serviço e até demandas pessoais, como a própria infecção pelo coronavírus.
O Sindppen-RN esclarece que algum Policial Penal pode até ter deixado de se vacinar por opção, mas isso não representa a realidade e o anseio da categoria como um todo.
A Secretaria de Administração Penitenciária, ao invés de propagar desinformação, deveria focar em garantir a imunização para os mais de 500 Policiais Penais que ainda estão aguardando a vacina.
O sindicato, enquanto representante da categoria, repudia esse tipo de comportamento da Seap e cobra que a Secretaria concentre esforços para buscar vacinação em massa e para garantir o fornecimento de equipamentos adequados de proteção individual, como máscara N95, conforme determina nota técnica 18/2020 do Ministério do Trabalho.
Por fim, solicitamos ao Governo do Estado que tenha atenção com a saúde física e psicológica do seu servidor da Segurança Pública e, principalmente, que respeite essas categorias que tanto se sacrificam."