No RN
- As aulas presenciais nas escolas municipais de Natal vão retornar no próximo dia 7 de julho. Isso é o que prevê a Secretaria Municipal de Educação (SME). A data marca o início de ano letivo de 2021 e a pasta programa que pelo menos um dos níveis de educação, a pré-escola, já volte às atividades nas unidades de forma gradual.
- Natal vai suspender nesta quinta-feira (1º) a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 na capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), todo o estoque das primeiras doses foi utilizado.
- Após acordo com a Coopmed, a Prefeitura de Natal garantiu a manutenção do atendimento para pacientes covid-19. Nesta quarta-feira (30), os médicos haviam prometido parar por atraso no repasse dos pagamentos.
- O Teatro Riachuelo reabrirá suas portas em Natal nesta sexta-feira (2), com o espetáculo "Zé Lezin - As Férias do Matuto". Em comunicado, o espaço confirma o reinício das operações após 15 meses e diz que seguirá medidas de segurança e protocolos de distanciamento e higiene sugeridos pelos órgãos locais de saúde.
No Brasil
- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou um carregamento de mais de 2 milhões de doses da vacina da Janssen, empresa do grupo Johnson & Johnson, que foram doadas ao Brasil pelo governo dos Estados Unidos.
- O MP-GO (Ministério Público de Goiás) denunciou nesta quarta-feira (30) o fazendeiro Elmi Caetano Evangelista, de 74 anos por facilitar a fuga de Lázaro Barbosa de Souza, de 32 anos. e por posse irregular de arma de fogo. A Promotoria pediu também investigação complementar sobre filho de Elmi, identificado como Gabriel, pois há indícios de sua participação no crime de favorecimento pessoal.
- A bandeira tarifária vermelha patamar 2, a ser aplicada nas contas de luz neste mês de fevereiro, terá um custo adicional 52% superior ao cobrado nas tarifas de junho. O peso no bolso das famílias será sentido pelas coletas realizadas neste mês e sinalizadas nos boletos que vencem em agosto.
Na Política Nacional
- A CPI da Pandemia mudou o calendário previsto para esta semana. A comissão marcou para esta quinta-feira (1º) o depoimento do vendedor e representante Luiz Paulo Dominghetti, que afirma ter recebido um pedido de propina do Ministério da Saúde para vender vacinas contra a Covid-19.
- A Procuradoria da República no Distrito Federal instaurou, nesta quarta-feira (30), procedimento investigatório criminal para apurar a compra da Covaxin, vacina indiana contra a covid-19. Mais tarde, a Polícia Federal também fez o mesmo.
- Por unanimidade, Jairo Santos Souza Junior, conhecido como Dr. Jairinho, teve o mandato cassado em votação na Câmara Municipal do Rio nesta quarta-feira (30). Ele se tornou o primeiro vereador a perder o cargo na história do Rio.