Na Política Local
- A oposição ao prefeito Álvaro Dias deve apresentar hoje um pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar os contratos firmados durante a pandemia. A CEI teria como principal foco os contratos para a compra de respiradores.
- Enquanto isso, os deputado estaduais aliados oa Governo conseguiram adiar o início dos trabalhos da CPI da Covid na Assembleia. Ontem, o deputado Francisco do PT conseguiu o adiamento por dúvidas da legalidade com a formação do blocão.
Política Nacional
- Após uma alteração no calendário previsto para esta semana, a CPI da Pandemia ouviu nesta quinta-feira (1º) o depoimento do vendedor Luiz Paulo Dominghetti, que diz ter recebido um pedido de propina de um membro do Ministério da Saúde para vender vacinas contra a Covid-19.
- O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), revelou ser homossexual em entrevista à TV Globo, segundo a emissora antecipou em seu site na noite desta quinta-feira (1º). Leite, que é pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, afirmou que é "um governador gay, e não um gay governador".
- A economia brasileira tem sido fortemente afetada desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020. Uma parcela da população perdeu seus empregos ou teve suas rendas diminuídas, além do aumento nos preços de itens básicos do dia a dia.
- A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste mais uma vez sobre o pedido de três senadores para investigar o presidente Jair Bolsonaro por prevaricação no caso das negociações para a compra da vacina Covaxin.
- O Senado aprovou nesta quinta-feira (1º), por unanimidade, um projeto que inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher. A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro.
- Por 398 votos a 10, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (1°) um projeto de lei que dá mais agilidade ao tratamento do câncer para quem tem plano de saúde. Como já passou pelo Senado, o projeto segue agora para sanção presidencial.
Na Pandemia
- A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) garantiu a entrega de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para produção de mais 70 milhões de doses da vacina de Oxford no segundo semestre. São dois acordos, um por 50 milhões, já assinado, e outro por 20 milhões, cujo compromisso foi firmado nesta semana em reunião com a AstraZeneca. O contrato pelo envio de mais matéria-prima garante que a produção da vacina no Brasil não seja paralisada nos meses de agosto e setembro, já que apenas em outubro a Fiocruz prevê entregar as doses prontas com o IFA 100% nacional.
- A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil está em queda desde o dia 20 de junho e se manteve assim no mais recente balanço do consórcio dos veículos da imprensa: 1.558 mortes nos últimos 7 dias.