Rosas di Maria 2
politica

PF não encontra indícios de fraude eleitoral em urnas eletrônicas

A Polícia Federal (PF) não encontrou indícios de fraude nas urnas eletrônicas desde a criação do método de votação, em 1996. Nesses 25 anos, a corporação abriu apenas uma investigação relacionada ao tema. O caso, no entanto, é uma tentativa de estelionato, e não tem ligação com fraudes na urna.

Os dados sobre as apurações policiais foram publicados pelo jornal O Estado de São Paulo neste sábado (24). Em junho deste ano, o comando da PF solicitou à superintendência do órgão, nos Estados Unidos, que listasse todas as denúncias de fraude recebidas ou apuradas desde 1996.

O pedido foi feito por meio da Corregedoria da corporação. No entanto, apenas a tentativa de estelionato foi identificada. O caso teria ocorrido em Vila Velha (ES), quando um criminoso tentou obter dinheiro de um candidato a prefeito prometendo vender votos.

O Estadão solicitou à PF, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), as respostas enviadas pelas 27 superintendências regionais à Corregedoria no pedido de investigação realizado pelo comando da corporação.

O órgão negou o pedido, mas fontes internas informaram que apenas a investigação sobre tentativa de estelionato está em andamento.

A segurança da urna eletrônica vem sido questionada fortemente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que defende o modelo de impressão do voto. Reportagem do Metrópoles, publicada neste sábado, mostra que o mandatário falou publicamente em fraude eleitoral ao menos 90 vezes desde maio.

Escândalo militar
Nesta semana, o jornal Estado de S.Paulo revelou que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, enviou recado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), condicionando a realização das eleições de 2022 à implementação do voto impresso.

De acordo com a reportagem, o aviso teria sido dado mediante um interlocutor. Em nota, o ministro da Defesa negou que tenha feito a ameaça. O general disse ainda que “as Forças Armadas atuam sempre e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição”, mas defendeu o debate sobre a implantação do voto impresso.

A Câmara discute a implementação desse modelo por meio de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), mas o texto encontra dificuldades para avançar. Para ser aplicado já nas eleições de 2022, o voto impresso precisaria ser aprovado pelos parlamentares até outubro de 2021 – um ano antes do próximo pleito.

Metrópoles

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

10 comentários para "PF não encontra indícios de fraude eleitoral em urnas eletrônicas"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png