Rosas di Maria 2
politica

Bolsonaro rebate STF sobre gestão na pandemia e acusa Corte de crime

Em resposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a gestão da pandemia do novo coronavírus pelo governo federal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que a Corte incorreu em crime e propaga fake news.

O STF divulgou, nas redes sociais, na quarta-feira (28), um vídeo no qual afirma que “uma mentira repetida mil vezes não vira verdade” e explica que não tirou poderes do presidente e, sim, decidiu que ele deveria atuar junto a estados e municípios para proteger a população do contágio pelo coronavírus.

“Vou rebater logo mais a nota do STF de ontem, dizendo que não tirou poderes meus. Isso é fake news! Em uma decisão de 8 de abril, o Supremo decidiu que as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos não poderiam ser modificadas por mim”, disse Bolsonaro a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada. O momento foi registrado e publicado no YouTube por um canal simpatizante ao presidente.

“O STF, na verdade, cometeu crime ao dizer que prefeitos e governadores, de forma indiscriminada, poderiam simplesmente suprimir todo e qualquer direito previsto no inciso 5º da Constituição, inclusive o ir e vir, mais que estado de sítio – porque, se eu decretar estado de sítio, só entra em vigor depois que o Congresso aprovar e, se der problema, eu respondo”, reafirmou o mandatário.

Bolsonaro acusou prefeitos e governadores de terem restringido a liberdade da população, que, segundo ele, “não tinha um chuchu na geladeira”, em meio à crise sanitária.

“Prefeito não responde por ter prendido mulher na praia, por ter algemado pessoas em praça pública, por ter decretado toque de recolher, por ter obrigado o cara a ficar em casa, o cara que não tinha um chuchu na geladeira. Uma parte considerável de pessoas, 40 milhões de pessoas, viviam na informalidade, trabalhando de manhã pra comer de noite. Fizeram barbaridades, acobertados e autorizados pelo STF”, disse.

A decisão
O chefe do Palácio do Planalto constantemente cita a decisão do plenário do STF, no início da pandemia, como escudo para críticas que recebe sobre uma possível omissão do governo na condução da crise sanitária.

No julgamento, os ministros da Corte decidiram que o presidente não poderia impedir medidas de restrição à circulação — que ajudam a frear o contágio — impostas por governadores e prefeitos.

A determinação dos magistrados, no entanto, não proíbe o mandatário da República de atuar no enfrentamento da pandemia, em âmbito nacional. Se quisesse decretar lockdown, por exemplo, o governo federal não estaria impedido pelo Supremo.

Metrópoles

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "Bolsonaro rebate STF sobre gestão na pandemia e acusa Corte de crime"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png