Rosas di Maria 2
politica

Cúpula da PGR pede que Aras apure mensagem de Bolsonaro sobre “contragolpe”

Um grupo de 31 subprocuradores, incluindo integrantes da cúpula da PGR (Procuradoria Geral da República), encaminhou uma representação ao procurador-geral Augusto Aras pedindo investigação sobre a mensagem divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a necessidade de um “contragolpe“.

Além das mensagens, os subprocuradores citaram notícias divulgadas no Correio Brasiliense e no Valor Econômico sobre declarações de Bolsonaro invocando o “poder moderador” das Forças Armadas contra “ameaças internas”. Segundo o grupo de subprocuradores, as informações se somam à escalada de “sucessivas ameaças” às instituições democráticas.

“Em sendo confirmados tais fatos, tem-se a extrapolação dos limites da mera liberdade de expressão, porquanto se voltam contra os elementos nucleares do próprio regime democrático, podendo configurar sérios indicativos de ruptura institucional”, afirmam.

Dirigida a Aras, a peça eleva a pressão dentro da PGR por uma medida do procurador-geral contra o presidente. Na representação, os subprocuradores dizem que cabe a Aras o dever “indeclinável” de defesa dos valores constitucionais.

“Comprometidos com a institucionalidade, o respeito e a defesa da Constituição e sua fiel execução e, sobretudo, com a prevalência do Estado democrático de Direito, cabe-nos assinalar os riscos de transposição da fronteira entre os valores constitucionais e o obscurantismo”, afirmam os subprocuradores. “E a defesa dos valores constitucionais constitui dever indeclinável do Ministério Público, em especial, no caso, do Procurador-Geral da República”.

“Contragolpe”
A mensagem que teria sido divulgada por Bolsonaro foi divulgada pelo colunista Guilherme Amado, no jornal Metrópoles. Segundo o jornalista, o texto foi encaminhado a ministros de Estado, apoiadores e amigos do presidente em uma lista de transmissão no WhatsApp.

O presidente também convoca apoiadores para se manifestarem em 7 de setembro com o objetivo de mostrar que ele e as Forças Armadas têm apoio para uma ruptura institucional.

Eis o trecho da mensagem encaminhada pelo presidente, segundo o jornal:

“Hoje, fazer um contragolpe é muito mais difícil e delicado do que naquela época, além do grave aparelhamento acima relatado, temos uma constituição comunista que tirou em grande parte os poderes do Presidente da República e foi por estes motivos que o Presidente Bolsonaro, no início de agosto, em vídeo gravado, pediu para que o povo brasileiro fosse mais uma vez às ruas, na Avenida Paulista, no dia sete de setembro, dar o último aviso, mas, desta vez, ele reforçou que o ‘contingente; deveria ser absurdamente gigante, ou seja, o tamanho desta manifestação deverá ser o maior já visto na história do país, a ponto de comprovar e apoiar, inclusive internacionalmente, para que dê a ele e às FFAA, para que, em caso de um bastante provável e necessário contragolpe que terão que implementar em breve, diante do grave avanço do golpe já em curso há tempos e que agora avança de forma muito mais agressiva, perpetrado pelo Poder Judiciário, esquerda e todo um aparato, inclusive internacional, de interesses escusos”.

Poder 360

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

3 comentários para "Cúpula da PGR pede que Aras apure mensagem de Bolsonaro sobre “contragolpe”"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  4. 4

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png